segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Médicos alertam: a cirurgia plástica pode se tornar um vício perigoso.

A cirurgia plástica
pode se tornar um vício e,
como todo vício,
torna-se extremamente perigosa.


Como a maioria das pessoas que recorrem com maior frequência às cirurgias plásticas apenas por razões estéticas, a maioria das pessoas que correm o risco de se tornarem vítimas desse vício é constituída pelo sexo feminino, mas homens também correm o mesmo risco. No Brasil, atualmente são feitas cirurgias baratas, feitas até por menos de R$ 20,00, o que ajuda muito a aumentar os riscos. Muita gente acredita na frase que diz que "o que está incomodando tem que ser retirado ou mudado", e acha que isto fará a pessoa se sentir mais feliz, mas segundo os médicos o resultado pode ser muito contrário a isto mesmo se as cirurgias resultarem como o cliente espera. Pode se tornar um vício, e todo vício é perigoso, inclusive porque a própria pessoa viciada tem grande dificuldade de reconhecer que já está com o problema. Quando admite, geralmente é muito tarde.
O corpo humano só pode passar por intervenções dentro de um limite, e esse limite ninguém sabe qual é. Por isto a cirurgiã plástica Ivanoska Figueira, de Brasília (DF), diz que o médico - até mesmo um dermatologista - tem a obrigação de verificar se o(a) paciente está passando dos limites e lhe dizer isto. "Você pode ter uma irregularidade qualquer na pele ou uma pele de cor mais escurecida por causa de muitos procedimentos", ela diz. A médica diz que a maioria das mulheres que a procuram costuma dizer que sabe quando deve parar, mas ela alerta que isto não é verdade: a única garantia de que não haverá problema é aceitando o corpo, o rosto, etc., com eles são e as consequências da idade.
Ultimamente tem aumentado muito o número de mulheres que recorrem às injeções de hidrogel para aumentar os volumes das coxas e das nádegas. O gel é uma combinação de polímeros hidrofílicos. "Polímeros" são moléculas formadas a partir de monômeros, que são moléculas como os hidrocarbonetos, os estirenos, os etilenos, etc. Os hidrogéis são géis com adição de água. De acordo com os especialistas, eles são adequados para tratamentos contra rugas, e mesmo assim tem que ser os hidrogéis adequados para isto e dentro de limites. Eles não são adequados para aplicações em regiões como as pernas e os glúteos. As aplicações nesses locais exigem grandes doses que podem ser fatais. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) aconselha que o produto não seja aplicado nem mesmo contra rugas porque não há respaldo científico que confirme segurança.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.