sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Como o antivírus Avast funciona no celular?

Eu o uso 
e tenho gostado muito dele.
Por isto explico 
como ele funciona
e o recomendo a vocês.


Não sei se o Avast Mobile funciona da mesma forma em outros tipos de dispositivos móveis. Por isto devo advertir que o meu é um Samsung Galaxy Young Plus e o sistema operacional é o Android. Anteriormente eu usava o Psafe Total, mas este estava causando muito travamento e demora na abertura de páginas como as do Facebook, do Google, etc. Decidi, então, desativá-lo. Por já conhecer o Avast, que usava no computador (não o uso desde que passei a utilizar no computador os sistemas Linux), decidi baixar no celular o Avast Mobile, a versão do antivírus Avast para celulares, e tenho gostado muito dele. Tanto, que decidi contar aos que talvez ainda não o conhecem como é seu processo de funcionamento.
Ao clicar no aplicativo "Avast Mobile" (que deve ser baixado através do Play Store), aparece a tela "Módulos Ativados". Nela estão as opções "Escâner de Vírus", "Segurança WiFi", "Cleanup" e "Mais Ferramentas". Clicando em "Escâner de Vírus", abre-se a tela para escanear ou editar o escaneamento automático. Se o usuário quiser apenas escanear, basta clicar em "escanear". Se quiser editar o escaneamento automático, deve clicar no link que pede para fazer isto. A partir daí, poderá optar por escanear automaticamente aplicativos ou arquivos ou escolher as duas opções. Poderá marcar os dias da semana - D (domingo), S (segunda-feira), etc. - e o horário em que desejar que o escaneamento automático ocorra.
A opção "Segurança WiFi" permite que você escaneie a rede WiFi ao qual seu celular está conectado e que a escaneie para verificar algum problema. Se for encontrado algum problema na rede, surgirão as opções para lhe ajudar a resolvê-lo. Abaixo aparece "Executar escaneamento". Ao clicar nesta opção, surge uma informação garantindo se a rede é segura ou não. 
Ao clicar em "Cleanup" ("limpeza"), é feita a limpeza automática em seu aparelho, retirando tudo que for excesso da memória. Enquanto isto acontece, a tela mostra uma animação imitando um buraco negro (foto). Na mesma tela, abaixo, está "Limpeza avançada". Clicando ali, você verá a lista de itens que passaram pelo processo de limpeza, que dura alguns segundos (aplicativos, mídias, arquivos, etc.). Clicando em cada um deles, você verá quantos megabites (MB) de memória são ocupados por eles e os itens que você pode excluir se desejar.
A opção "Mais Ferramentas" mostra opções de ferramentas adicionais que talvez você queira utilizar (bloqueio de aplicativos, privacidade, gerenciamento de aplicativos, etc.). Ao clicar em "privacidade", por exemplo, surgirão opções para rastrear localização, ler informações de identidade, acessar mensagens, etc.
Tudo funciona em poucos segundos, a memória do celular não fica sobrecarregada, não acontecem travamentos, e uma coisa muito importante para sua segurança: se alguém lhe envia uma mensagem SMS e o número do telefone não consta entre seus contatos, um aviso do sistema lhe informa esse telefone e lhe dá duas opções: bloquear ou permitir.
Talvez você prefira outros antivírus. O fato é que precisa ter um, pois tanto seu aparelho como você precisam de segurança garantida. Nenhum antivírus é perfeito, mas é preciso tê-lo. Para isto, aqui vai um conselho:
Não baixe antivírus (ou qualquer outro aplicativo) através de sites de downloads (Baixaki, Superdownloads, etc.). Mesmo que nesses sites você encontre produtos compatíveis com o modelo do seu celular, lembre-se que não existem duas unidades exatamente iguais. O ideal é procurá-lo no "Google Play Store" ou "Play Store". Esse aplicativo lhe oferecerá uma lista de produtos que você estiver procurando (neste caso, antivírus) que obviamente estarão em conformidade com seu aparelho e seu sistema. Isto ajudará muito a evitar travamentos e outros problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.