"Astronomia" é uma palavra proveniente da junção de duas palavras gregas: "astros", que significa "astro", e "nomos", que significa "nome". A tradução correta sugere que seu objetivo é dar nomes aos astros, mas trata-se de uma ciência que abrange muito mais do que isto. Seu campo de atuação é tão vasto que dentro dele estão outras ciências, como a matemática, a física e a biologia.
Os astrônomos são cientistas que observam e estudam os astros e suas características para descobrir fenômenos físicos que ocorrem no universo e no próprio planeta em que habitamos. Eles estudam as origens, a evolução e as propriedades físicas e químicas do Universo e de tudo que há e ocorre nele e que possa ser observado, além dos processos que envolvem tudo isto. Esses estudos são muito importantes para a nossa sobrevivência em nosso próprio planeta, pois fornecem informações essenciais para verificar teorias fundamentais da física e de outras ciências.
Entre as muitas utilidades da astronomia, destaca-se o monitoramento de fenômenos meteorológicos. Essa atividade é popularmente mais conhecida como "previsão do tempo", e contribui muito para o desenvolvimento da produção agrícola e de tidas as atividades que dependem das condições de tempo para serem realizadas.
Como toda ciência, a astronomia se baseia na observação de fenômenos naturais. São as conclusões obtidas dessas observações os principais pilares para o progresso das principais atividades humanas atuais.
Fontes:
Fontes:
- Revista "Astronomy Now" (várias edições) - Inglaterra
- Revista "Astronomy" (várias edições) - Estados Unidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.