segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Índole e o Caráter


Para a psicologia,a índole e o caráter se relacionam entre si,mas são duas coisas diferentes.


Mesmo em muitos dicionários as palavras "índole" e "caráter" são citadas como sinônimas. Para muitos psicólogos, porém, a índole é um conjunto de características e peculiaridades de uma pessoa desde seu nascimento, mas o caráter se forma sob a influência de fatores externos como a educação que a pessoa recebe ao longo de sua vida, o ambiente em que vive (família, por exemplo), entre outros. 
De acordo com o que os psicólogos nos ensinam, parece que o caráter está mais relacionado à personalidade do que à índole. Enquanto na linguagem popular o caráter se refere a um conjunto de aspectos morais de uma pessoa, a psicologia o descreve como algo que atribui à personalidade a forma habitual e constante de agir de cada pessoa. Ou seja: o caráter se relaciona à personalidade destacando as boas e más qualidades de um indivíduo quanto à sua conduta e à sua concepção do que é moral ou imoral. 
Podemos dizer, portanto, que o caráter é o conjunto de todos os hábitos e vícios de uma pessoa e a índole é sua firmeza de vontade. O caráter pode ser de cunho religioso, especulativo, desafiador, etc., e pode variar com certa frequência, mas não sofre influências do meio em que a pessoa vive, pois existe nela desde seu nascimento. Entretanto, são os moldes de educação, as necessidades de adaptações às diferentes condições do meio e as fases da vida que fazem a pessoa tender a escolher o que fazer.

Ilustração: Arquivo Google. 


Fontes: várias edições da revista "Ciência Hoje", da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

6 comentários:

  1. GAV Grupo de Apoio Viver16 de novembro de 2014 12:45

    A ÍNDOLE pode ser de cunho religioso, especulativo, desafiador, etc., e pode variar com certa frequência, mas não sofre influências do meio em que a pessoa vive, pois existe nela desde seu nascimento. Entretanto, são os moldes de educação, as necessidades de adaptações às diferentes condições do meio e as fases da vida que fazem a pessoa tender a escolher o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você diz é, em outras palavras, o mesmo que a postagem diz: segundo psicólogos, "a índole é um conjunto de características e peculiaridades de uma pessoa desde seu nascimento" e o caráter "se forma sob a influência de fatores externos".

      Excluir
  2. Em suma:
    Os que você chama de "moldes de educação", "necessidades de adaptações às diferentes condições do meio" e as "fases da vida" são elementos que contribuem para a formação do caráter.

    ResponderExcluir
  3. Em suma:
    Os que você chama de "moldes de educação", "necessidades de adaptações às diferentes condições do meio" e as "fases da vida" são elementos que contribuem para a formação do caráter.

    ResponderExcluir
  4. caráter tem uma relação direta com personalidade ? ou são a mesma coisa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wagner!
      Alguns psicólogos explicam que a personalidade abrange o temperamento, o caráter e os hábitos de uma pessoa. A personalidade é revelada pela pessoa pela postura que ela assume ou demonstra no meio em que vive, revelando, por exemplo, capacidade de liderança, de empreendedor(a), de mediador(a), etc.
      O caráter está relacionado à firmeza moral. Nem sempre determina o que fazemos ou como agimos. O caráter engana quando, por exemplo, para não prejudicar alguém, deixamos de fazer algo que gostaríamos. Em outras palavras: há situações em que a personalidade esconde o caráter.

      Excluir

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.