Temas muito frequentes
nos livros de Dan Brown,
eles são muito utilizados em informática.
O escritor norte americano Dan Brown, autor de "O Código Da Vinci", parece demonstrar, em seus livros, que está bem familiarizado com processos matemáticos. Não li seu primeiro livro, "Fortaleza Digital", publicado pela primeira vez em 1998, mas ao buscar informações sobre o mesmo, percebi que se trata de um misto de ficção científica e suspense em que o personagem principal, um ex-funcionário da Agência de Segurança dos Estados Unidos, tenta vingar-se contra seu próprio país desenvolvendo um algoritmo de encriptação inquebrável.
Lendo um pouco mais sobre Dan Brown, vi uma informação que me parece esclarecer como ele obteve seus conhecimentos matemáticos: seu pai, Richard G. Brown, era professor de matemática e autor de vários livros relacionados a essa ciência. Busquei então entender um pouco mais sobre algoritmos, criptografia (tema dominante em "O Código Da Vinci"), encriptação e desencriptação.
Em minhas pesquisas, aprendi que um algorismo é uma sequência finita de instruções bem definidas que podem ser executadas mecanicamente durante um determinado tempo. Cada passo pode ser repetido se necessitar de comparações ou de lógica até que a tarefa seja completada.
"Encriptação" é um processo de transformação de informações escritas usando-se algoritmos para que elas não possam ser lidas por outras pessoas. Só poderá lê--las quem tiver alguma informação que funcione como senha para obter acesso ao código. Obtém-se, assim, informações criptografadas referidas como "textos cifrados". "Desencriptação" é simplesmente o inverso do processo de encriptação, e seu objetivo é fazer com que a informação criptografada retorne à sua forma original.
A criptografia é, portanto, um conjunto de técnicas para transformar uma informação original em outra ilegível para quem não tem autorização pra ao acesso. Seu estudo se faz por um ramo da matemática chamado "criptologia". Em informática, os softwares de encriptação também servem para realizar a desencriptação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.