A ilustração (Arquivo Google)
mostra as diferenças
entre a pedagogia (no triângulo)
e a andragogia (no círculo).
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de técnicas profissionais está se tornando cada vez mais importante. Isto torna ainda mais importante uma atividade chamada "Andragogia".
Com certeza, a andragogia é uma ciência. Como toda ciência, é também uma arte. Como a pedagogia é um termo referente à educação para crianças, a andragogia é uma atividade educacional que visa orientar os adultos no desenvolvimento de aprendizagens. Porém, para muitos educadores, a andragogia é mais do que uma ciência da orientação para os adultos aprenderem; é um conceito mais amplo de educação do ser humano em qualquer idade, e o profissional que o aplica é o "andragogo".
Em outras palavras: a andragogia é a ciência dedicada ao estudo das melhores práticas para orientar adultos a aprenderem da maneira mais eficaz possível. Sabemos que a melhor forma de aprendermos algo é sempre através de experiências. Essas experiências são motivações para que nós, os adultos, aprendamos conforme nossas necessidades e nossos interesses. O modelo andragógico se baseia em seis princípios.
Em outras palavras: a andragogia é a ciência dedicada ao estudo das melhores práticas para orientar adultos a aprenderem da maneira mais eficaz possível. Sabemos que a melhor forma de aprendermos algo é sempre através de experiências. Essas experiências são motivações para que nós, os adultos, aprendamos conforme nossas necessidades e nossos interesses. O modelo andragógico se baseia em seis princípios.
1. Necessidade de saber.
Os adultos precisam saber que ter cada vez mais conhecimentos é importante e o que ganharão com isto.
Os adultos precisam saber que ter cada vez mais conhecimentos é importante e o que ganharão com isto.
2. Autoconceito do aprendiz.
Os adultos sempre tem necessidade de mostrar que são capazes de dirigir suas próprias vidas como se fossem "independentes". Muitos esquecem que, para isto ser possível, precisam estar sempre aprendendo algo novo, e que para que aprendam, dependem de alguém que lhes ensine. Logo, ninguém é independente. Todos nós sempre dependemos de alguém.
3. Funções das experiências.
Tudo que aprendemos ao longo da vida vem de experiências. Isto gera uma amplitude incomensurável de aprendizados individuais.
4. Disposição para aprender.
O adulto se torna mais disposto a aprender quando a ocasião exige uma aprendizagem relacionada a situações reais de seu dia a dia.
5. Orientação para aprendizagem.
O adulto aprende melhor quando os conceitos estão dentro de um contexto para uma aplicação útil.
6. Motivação.
Os adultos são mais motivados quando o processo de aprendizagem inclui valores como autoestima, qualidade de vida e desenvolvimento.
Resumindo:
A andragogia tem por finalidade a educação para adultos orientando-os a uma aprendizagem efetiva para o conhecimento e desenvolvimento de habilidades e de conhecimentos.
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