segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Os Benefícios da Nêspera para a Sua Saúde

Na parte superior,
no canto direito da tela,
a nespereira com flores de onde virão as frutas.
Nas demais fotos,
cachos de nêsperas e as frutas numa tigela.
Segundo os especialistas,
além de ser saborosa,
a nêspera favorece o emagrecimento,
a retenção de líquidos e ajuda na prevenção de várias doenças. 


A nespereira é uma árvore originária do sudeste da China que gera nêsperas, que no Brasil também são conhecidas como "ameixas amarelas". Algumas nespereiras chegam a ter 10 metros de altura, mas a maioria delas é bem menor. Suas flores aparecem no outono e no início do inverno e as frutas amadurecem entre o final do inverno e o início da primavera. Pode-se comparar a nêspera com a maçã devido à acidez e à presença de pectina, substância que contribui para a retenção de água nas células.
As frutas são ovais, com cerca de cinco centímetros de comprimento, e a casca é aveludada, macia, com uma cor que varia entre o amarelo e rosa. A poupa é muito suculenta e tem um sabor doce ou azedo, dependendo do estágio da maturação. As nêsperas podem ser consumidas in natura e combinam com outras frutas frescas em saladas de frutas. As nêsperas quase maduras são melhores para tortas, geleias e compotas.
Na China, são fabricados xaropes de nêsperas para ajudar a controlar a tosse. Pesquisas recentes revelaram que o consumo de nêsperas colabora para o emagrecimento das pessoas obesas e para o controle de glicose, colesterol e doenças inflamatórias. Colabora para o emagrecimento porque é rica em fibras e 75% de sua composição são constituídos por água, o que faz com que a fome que a pessoa sente se mantenha controlada por mais tempo. Cada cem gramas da fruta contém apenas 43 quilocalorias, o que a torna ótima opção para lanches entre as refeições. 
A nêspera contém um alto teor de triterpeno, uma substância que atua na formação do óxido nítrico no organismo humano. Isto é altamente importante para ajudar a evitar doenças respiratórias e alérgicas como a bronquite, a rinite e a sinusite. Os antioxidantes que a fruta contém também ajudam nosso organismo a controlar a resposta anti-inflamatória.
A nêspera contém alto teor de açúcar, mas contém também um alto teor de fibras que elimina os efeitos do açúcar da própria fruta e consumido nas refeições. Além disso, o açúcar contido na fruta é a frutose, que é absorvida pelo organismo humano de forma muito lenta e não estimula diretamente a excreção de insulina.
A fruta provoca a retenção de líquidos no organismo humano porque, além de conter muita água, contém alto teor de potássio. Cada 100 gramas de uma nêspera contém 113 miligramas de potássio, que promove o equilíbrio adequado de líquidos no corpo. O potássio é essencialmente diurético.
As fibras da nêspera também colaboram para um bom desempenho contra altas taxas de colesterol aprisionando moléculas de gordura e facilitando para que elas sejam eliminadas através das fezes. O triterpeno, que já foi citado no texto, também ajuda no controle de "colesterol ruim". Essas mesmas fibras constituem um nutriente que aumenta o peso das fezes, o que facilita a eliminação delas pelo intestino. Entretanto é necessário que a pessoa consuma bastante água para que essas fibras se mantenham satisfatoriamente umedecidas e tenham sua ação ativada e eficaz. Como a própria nêspera contém muita água, a própria fruta já ajuda muito nisto também. 
Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações, consulte um(a) nutricionista de sua confiança.
Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.