quarta-feira, 16 de julho de 2014

Facebook Testa Novo Sistema de Postagem de Fotos e Vídeos

As imagens a serem postadas
serão reproduzidas em tamanho menor,
mas com a mesma fidelidade.
O Mozillajpeg
facilita a postagem de imagens

com mais rapidez
e com a mesma nitidez.





O novo formato de imagem que começou a ser testado ontem à tarde pelo Facebook é bem mais leve do que o já muito utilizado JPEG. O JPEG foi criado foi desenvolvido pelo Joint Photografic Experts Group ("Grupo de Especialistas em Compressão Fotográfica"), cujo nome em inglês resultou na sigla usada na extensão ".jpeg". O problema com o JPEG em redes sociais como o Facebook é que o formato para imagens torna as fotos muito grandes e, por isto, mais lentas para carregar devido ao grande tráfego de postagens.
Para resolver o problema, a Fundação Mozilla tem buscado alternativas para conseguir um formato de imagem menos pesado mas mantendo a qualidade. O estudo vem sendo realizado desde o ano passado, quando a Mozilla comparou o JPEG com outros formatos conhecidos, inclusive o WebP suportado pelo Google. Como nenhuma das alternativas ofereceu a melhoria desejada, a Mozilla optou por melhorar o JPEG. Surgiu então o Mozjpeg (ou "mozjpeg"), cuja nova versão, a mozjpeg 2.0, foi lançada oficialmente ontem. O novo sistema reduz a imagem em cinco por cento em comparação ao tamanho das imagens em JPEG.
O Facebook  já está fazendo testes com a nova versão para melhorar a compressão de imagens (fotos e vídeos) postadas na rede social. Comprovando seu interesse no novo sistema, o Facebook doou 60 mil dólares (US$ 60.000,00) para serem aplicados em seu desenvolvimento, já incluindo a próxima versão, 3.0.
Segundo o site britânico "Techradar", o Facebook tem boas razões para apoiar essa nova tecnologia para postagens de fotos e vídeos. A principal delas é o fato de que a rede social que tem o maior número de usuários no mundo processa milhões de fotos todos os dias, o que torna o processo de carregamento cada vez mais lento. Segundo o diretor de engenharia do Facebook, Stacy Kerkela, o mozjpeg 2.0 amplia as possibilidades de otimizar fotos e criações de imagens de seus usuários. Se Kerkela estiver certo, isto será muito útil para pessoas que utilizam o Facebook para divulgar atividades profissionais.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.