quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Adoçantes artificiais causam diabetes ou não?


Algumas pesquisas
mostram que sim,
outras revelam que não.


Segundo uma pesquisa divulgada pela prestigiadíssima revista norte americana "Nature", os produtos não calóricos popularmente conhecidos como "adoçantes" estão entre os mais usados no mundo e são regularmente consumidos por pessoas obesas ou que desejam evitar a obesidade, mas isto vem sendo motivos de controvérsias entre os cientistas especializados em estudos relacionados à saúde humana. A matéria publicada na revista informa que estudos recentes demonstraram que os adoçantes mais comuns (os que contêm aspartame, sacarose e sacarina) podem causar o desenvolvimento de glicose em altos níveis por meio da indução de alterações composicionais e funcionais da microbiota intestinal.
A microbiota é um conjunto de bactérias, mas também de micro-organismos que exercem funções importantes na reciclagem dos nutrientes quando nos alimentamos. A microbiota do intestino é mais conhecida como "flora intestinal". Consiste num conjunto de micro-organismos que vivem no aparelho digestivo. Sua alteração pode aumentar o nível de açúcar no sangue, contribuindo para o desenvolvimento de diabetes. 
A revista informa que os pesquisadores concluíram que os adoçantes alteram a maneira como o corpo absorve o açúcar que, de qualquer forma, já existe naturalmente nos alimentos, causando aumento repentino dos níveis de glicose, levando o consumidor ao risco de adquirir diabetes do tipo 2. No entanto a matéria informa também que é preciso termos cuidado com essas conclusões: "a pesquisa é apenas preliminar e vários outros estudos tem demonstrado que os adoçantes seguros para o consumo". A revista não informa quem são os pesquisadores nem para qual instituição eles trabalham.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.