sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Erros Comuns Cometidos por Professores em Sala de Aula no Brasil

A precariedade do sistema educacional
é agravado pela falta de qualificação
entre os professores. 
Com erros assim
cometidos por professores
(felizmente há exceções),
é fácil entender

por que os resultados do Enem
são sempre preocupantes. 


Ninguém precisa ter a experiência de ser professor para observar que, se essas coisas acontecem, elas são realmente absurdas. É claro que muitos resultados negativos do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) ocorrem porque muitos alunos não estudam como ou o quanto deveriam. Porém, se há tantos professores que cometem tais erros relatados até pela própria categoria, isto contribui muito para que os problemas de aprendizagem no país piorem. A desmotivação por causa dos salários baixos é compreensível, mas não justifica tais comportamentos. Os professores de todo o Brasil precisam ser valorizados como profissionais, mas essa valorização precisa começar através deles mesmos.
Um dos maiores erros que muitos professores cometem é a correção de provas durante horários de aulas. Uma pesquisa divulgada pela revista Nova Escola informa que são muitos os casos, em todo o país, em que professores corrigem provas na sala de aula e no horário em que deveriam estar dando aulas. Este é um erro grave, porque a turma fica sem aula e, além disto, o professor perde a oportunidade de propor aos alunos que confiram as avaliações. A correção de uma prova não deve ser feita apenas para se verificar erros e acertos nas respostas às questões. Novamente volto a dizer que ninguém precisa ser um professor ou uma professora para saber que o principal objetivo na correção de uma prova deve ser destacar os pontos em que cada aluno precisa avançar. O momento certo para isto é o momento de atividades dos alunos.
Outro grande erro é, no momento em que há um debate, o professor ou a professora exigir que todos os alunos digam alguma coisa. Os alunos, como qualquer outra pessoa, esperam que seja respeitado seu direito de se expressar quando quiser. Portanto, a exigência os leva à desmotivação para participar. O ideal é que, após a explanação, o professor pergunte: "Alguém entre vocês gostaria de perguntar ou acrescentar alguma coisa? Há alguém entre vocês que tenha opiniões diferentes? Alguém quer fazer uma sugestão?". Se nenhum deles se manifestar, aí sim, o professor poderá dizer que eles tiveram a oportunidade mas não a aproveitaram.
Há professores e professoras que cometem um erro gravíssimo: fazem comparações dos alunos mais atrasados com os mais adiantados. Qualquer pessoa sabe que, no mundo, não há duas pessoas iguais, cada pessoa tem suas peculiaridades, e isto também acontece no processo de aprendizagem. Ninguém jamais conseguirá encontrar numa mesma turma dois alunos com um mesmo nível de aprendizagem, pois isto é impossível. Quando tal comparação é feita, o aluno mais atrasado se sente humilhado - e tem toda a razão para isto: há fatores psicológicos que ele mesmo desconhece envolvidos nisto. Além disto, ele perde a chance de aprender um pouco mais e a atitude do professor desvia a atenção dos demais colegas que ainda estão desenvolvendo suas tarefas. Creio que a melhor solução seria, por exemplo, propor aos alunos mais adiantados uma outra atividade relacionada ao mesmo tema. Assim todos os alunos terão bom aproveitamento dentro do mesmo tempo. 
Há professores que participam de redes sociais online como o Facebook expondo postagens com palavrões. Atitudes como esta equivalem a um pedido de demissão. Uma escola que se preza não quer manter entre seus professores alguém que se exponha numa rede social desta forma. Também há pais e mães de alunos que não veem isto com bons olhos, e com certeza, cedo ou tarde, a tal postagem chegará ao conhecimento até mesmo de pais e mães que nem tem perfis nessas redes sociais. 
Abordar atualidades durante a aula é muito importante, mas é necessário que se tenha cuidado para que isto não comprometa o cumprimento do currículo escolar. O ato de abordar o mesmo assunto em várias aulas deixa nítida a impressão de que o professor está propositalmente deixando de cumprir sua função de dar aula durante o horário de aula. Em suma: a abordagem de atualidades durante a aula tem que ser feita, mas dentro de certos limites. 
Há também professores que sobrecarregam os alunos com deveres com trabalhos escolares a serem feitos em casa para serem entregues "na próxima aula". Esses professores precisam lembrar que as tarefas feitas em casa são importantes para os alunos, mas com limites. Eles estudam outras matérias, e os professores dessas matérias também exigem que eles façam tarefas em casa, estudem para as provas, etc. Além disto, muitos alunos de enino médio trabalham cumprindo estágios em empresas e órgãos públicos. Portanto, eles não tem aquele mesmo tempo para se dedicar aos estudos em casa como os que não tem emprego e não são estagiários. Para contornar este problema, o professor precisa conhecer melhor a realidade de cada aluno e  estabelecer contatos com os demais professores da turma para verificar o que cada um deles está exigindo ou solicitando aos alunos. A partir daí, poderá organizar suas próprias exigências de forma adequada. É evidente que, para isto, a colaboração dos demais professores é extremamente muito importante - inclusive para eles mesmos. 

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