quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Péssima Qualidade de Ensino no Brasil é Cada Vez Mais Evidente

Todo ano,
os resultados do Enem
comprovam 
que o sistema de ensino no Brasil
está cada vez pior.



A fase me que se encontram os problemas mais graves é a do ensino médio. Em outubro do ano passado, segundo o G1o governo brasileiro admitiu que a situação do ensino médio era altamente preocupante. O índice da educação básica também tem piorado muito em 13 estados. Segundo especialistas, a causa principal dos problemas é o excesso de conteúdo no currículo escolar: muito conteúdo para ser memorizado com pouco efeito prático. Outra causa apontada é a distantes entre duas realidades: a do aluno e a da escola, o que torna o estudo pouco interessante, sem atrativos para os alunos.
A verdade é que a situação se revelou ainda mais grave através do Exame Nacional de Ensino Médio do ano passado, cujo resultado foi divulgado há poucos dias: entre mais de 6.200.000 estudantes que participaram das provas, apenas pouco mais que 200 fizeram boas redações. Além disso, entre os que fizeram suas redações (muitos não as fizeram), 200 mil escreveram textos que nada tinham a ver com o tema proposto ("publicidade infantil"). Mais de 529 mil alunos obtiveram nota zero em redações.
Não saber fazer uma redação é não saber escrever. Estamos nos referindo a milhares de jovens que estão se preparando para o ingresso em faculdades e universidades sem saber escrever. Como esses jovens poderão ter um bom proveito em cursos de nível superior nessas condições. De que adiantam cotas para beneficiar certas categorias de estudantes facilitando seu ingresso em universidades sem antes melhorar suas condições para realizarem os cursos? 

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