terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Provas do Enem, Vestibulares e Concursos Públicos Poderão Ser Feitas Via Internet

No Brasil,
o fim das provas presenciais está próximo.
Se os resultados
das provas presenciais
já são péssimos, 
como serão 
os das provas online?


A Fundação Cesgranrio, instituição brasileira responsável pela aplicação de provas em concursos públicos, vestibulares, Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade), etc., está iniciando um projeto de testes adaptativos por computador para a realização dessas provas através da internet. O sistema já é utilizado para alguns tipos de provas nos Estados Unidos. No Brasil, especialmente no caso do Enem, parece-me que ainda é cedo para se aplicar algo assim. Em 2014, os resultados das provas de Redação e de Matemática da maioria dos participantes do Enem foram desastrosos. Será que, com as provas feitas em casa, via internet, os resultados não serão piores?
Segundo a informação veiculada pelo jornal "O Globo", o método brasileiro é baseado no já desenvolvido pela Faculdade de Psicoterapia da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. A intenção é colocá-lo em prática a partir de 2016. O jornal informa que o professor Rubem Klein, especialista em avaliação e consultor da Cesgranrio, isto revolucionará o conceito de avaliações no Brasil. Ele diz que as provas serão mais atraentes, e uso de recursos como vídeos e músicas nas questões das provas, a aplicação dos exames pela internet diminuirá gastos com transportes, impressão e logística e acabaria com a necessidade dos exames serem realizados em um dia. 
No entanto, eu penso que o problema principal é com relação à avaliação dos desempenhos dos estudantes. O que os impedirá de "colarem" durante as provas feitas em casa? O que os impedirá de receberem "ajuda" de familiares para responder às questões? Vejo também muitas vantagens, principalmente para os estudantes de ensino médio que participarão do Enem, quanto à realização das provas presenciais. O aluno que chega ao local da prova atrasado perde o direito de fazer a prova. Isto obriga o aluno - e portanto lhe ensina - a ter mais responsabilidade quanto ao cumprimento de horários. Isto é uma coisa que ele terá que aprender e que será muito importante para sua vida.

Foto: Arquivo Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.