segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O que é uma crise econômica?

No Paraná,
cinco usinas encerraram suas atividades.
Isto agravou a situação econômica de cinco cidades no estado.
As causas são várias,
mas mesmo quando há uma crise internacional
ou mundial,
a crise em cada país tem rações específicas.

As condições climáticas estão prejudicando a safra de cana-de-açúcar em vários estados do Brasil. Onde ouve muitas chuvas durante o mês passado, a colheita teve que ser interrompida por isto. Consequentemente, as usinas de álcool e açúcar ficaram sem atividades por longos períodos. Com o solo molhado, ficou impossível trabalhar com máquinas e transportar cana em caminhões.
No entanto, as condições climáticas não foram as únicas razões dos problemas. A situação tem sido agravada pela crise econômica que está afetando o Brasil. No Paraná, segundo o G1, o gerente industrial Antônio Sperandio disse que, para obter a meta necessária, deveriam ter sido moídas 323 mil toneladas de cana em um mês, mas só foram conseguidos apenas 20 por cento da meta. Cinco das 30 usinas existentes naquele estado foram fechadas por terem ficado sem atividades por um período muito longo, e isto agravou ainda mais a situação econômica em pelo menos cinco cidades do interior. 
No Espírito Santo, várias indústrias encerraram suas atividades recentemente. O mesmo ocorreu com dezenas de lojas que funcionavam em shooping centers da Região Metropolitana da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari). Todos esses problemas ocorridos nos setores sucroalcooleiro, de indústrias e comércio em geral obviamente geram outro problema que agrava ainda mais a crise econômica: o aumento do índice de desemprego. Mas afinal, o que é uma crise econômica?
Muita gente fala sobre a crise econômica, diz que ela é grave, mas não sabe de fato do que se trata. Em razão disto, muitas pessoas relacionam à crise muitos fatos que, na verdade, não têm coisa alguma a ver com ela. A crise econômica, também conhecida como "crise financeira" embora "economia" e "finança" sejam duas coisas diferentes, é um conjunto de oscilações em torno de uma média nos níveis de negócios numa região num dado período. Essa região pode ser um conjunto de cidades vizinhas entre si (região metropolitana), um estado, um país, etc. A economia é o estudo dos processos de produção, intercâmbio e consumo de bens e serviços. Finança é a administração do dinheiro, o estabelecimento de planos para controlar gastos e poupança, o uso adequado do dinheiro propriamente dito. A crise econômica é crise financeira porque uma coisa causa a outra. 
Isto acontece porque a economia combina etapas de expansão com fases de contração, gerando situações sucessivas conhecidas como "ciclos econômicos". Esses ciclos são classificados basicamente em quatro fases principais: o "boom", que é o aumento das atividades econômicas até seu auge; a depressão, caracterizada pela queda dessas atividades; a recessão, que é quando a recessão ultrapassa de três meses), e a recuperação ou estagnação, quando os índices voltam a subir. É durante a depressão que ocorre a crise econômica. Quando há uma crise, ela pode ser generalizada (quando há quebra de todos os índices) ou pode ser um conjunto de crises que afetam especialmente certos setores da economia. O segundo caso se refere, por exemplo, a casos relacionados à inflação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.