quinta-feira, 16 de junho de 2016

O Livro Azul

O Projeto Livro Azul
atuou de 1952 a 1970.
Os resultados nunca foram divulgados. 
Um dos temas mais polêmicos
da ufologia no mundo
volta a ser debatido.


Depois que os noticiários divulgaram que temas polêmicos relacionados a objetos voadores não identificados (OVNIs) e "ETs" estão sendo "revitalizados" em campanhas eleitorais nos Estados Unidos, um dos mais polêmicos voltou a ser debatido nos meios ufológicos. A Área 51, uma base militar no deserto de Nevada, é considerada tão secreta que existe desde 1952 mas o próprio governo dos Estados Unidos só confirmou sua existência em 1994 - mesmo assim, com muitas restrições. Ainda hoje é considerada uma das bases de testes mais sigilosos do país. Ou seja: não é a única. Dizem, por exemplo, que o avião F-117, que não é captado por radares, foi concebido nela.
É esse nível de tecnologia supostamente desenvolvida naquele local que faz com que muitos ufólogos (cientistas e amadores que se dedicam ao estudo dos OVNIs) acreditem que a Área 51 é uma espécie de conceção entre o governo dos Estados Unidos e inteligências extraterrestres. Nenhum dos argumentos neste sentido foi confirmado até hoje, mas também até hoje nenhum deles foi negado. 
Existe uma farta quantidade de livros, filmes, documentários, reportagens, etc., sobre aquele local. Muitas dessas obras são meramente sensacionalistas, mas muitas também merecem atenção. As teorias são reforçadas pelo fato de que a Área 51 fica muito próxima do Nevada Test Site ("Sítio de Testes de Nevada"). Além disto, a área fica perto do lago Groom, perto do qual também se situa a Montanha Yucca, que na verdade é um depósito nuclear. Entretanto, o que mais intriga os ufólogos é o fato de que a Área 51 não é a única. 
Eles dizem que existem outras bases secretas nos Estados Unidos mas é na Área 51 que são realizadas pesquisas de armas nucleares e secretas. Por isto o governo americano criou, em 1952 ), o Blue Book Project (Projeto Livro Azul). Oficialmente, o objetivo do projeto era avaliar até que ponto os OVNIs representavam uma ameaça à segurança nacional. Para Charles Berlitz, autor do livro "Insidente em Roswell" (*), e vários outros estudiosos, o verdadeiro objetivo do Projeto Livro Azul era estabelecer como falsos todos relatos sobre OVNIs e contatos com seres extraterrestres, mesmo que fossem comprovadamente reais. 
O Livro Azul recolhia, analisava e arquivava todos os tipos de informações e colhia depoimentos de testemunhas sobre avistamentos de OVNIs e supostos contatos com ETs. Os trabalhos foram iniciados em 1952 e encerrados em 1970, mas até hoje os resultados nunca foram divulgados. Há muitas especulações, mas nenhuma confirmação. 

(*) Um dos mais conhecidos livros sobre o disco voador que caiu em Roswell, no estado de Novo México, em 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.