O golpe começa
com uma advertência falsa.
De repente, surge na tela do seu celular um aviso de que seu sistema Android precisa ser atualizado imediatamente, e adverte que ele será desativado em um dia (24 horas) se você não fizer isto. O mesmo aviso trás as opções "aplicar" e "cancelar" e só sai da tela se você escolher um deles. Não adianta escolher o "cancelar", qualquer das opções abre um aplicativo que na verdade permite ao vírus HumingBad o acesso a tudo que estiver na memória do seu aparelho.
Isto aconteceu comigo hoje. Antes de clicar em uma das opções, reiniciei meu celular e assim me livrei do problema. No entanto, com alguns milhões de usuários o resultado foi diferente. Segundo a CheckPoint, empresa de serviços de segurança na Internet, um desses vírus é o HumingBad, que já afetou mais de 10 milhões de celulares no mundo.
A CheckPoint acredita que os criadores do HumingBad já tenham faturado cerca de 300 milhões de dólares por mês graças a esse golpe. O Google informou que está melhorando seu sistema para torná-lo mais eficaz contra esses malweres.
Se seu celular estiver lento, travando muito, ele pode estar infectado. Manu Contreras, jornalista espanhol especializado em tecnologia e segurança na Internet, aconselha que você verifique isto através de um antivírus. Se sua suspeita for confirmada, faca o seguinte:
Reconfigure o celular completamente. Isto quer dizer que você terá que excluir tudo que estiver no aparelho. Terá que deixá-lo como se fosse recém saido da fábrica. Para isto, ative a função "Limpar Dados/Restauração de Fábrica" - ou, dependendo da configuração, "Wipe Data/Factory Reset". No entanto isto será importante mas não será suficiente. O vírus se instala na parte mais profunda da memória do celular, o que torna necessário levar o aparelho a um especialista de sua confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.