terça-feira, 26 de julho de 2016

Como Consumir o Ômega 3

Alimentos ricos em ômega 3
são facilmente encontrados
em supermercados e mercearias.
Que o ômega 3
traz benefícios à saúde,
nós já sabemos.
Será que você sabe
como deve consumi-lo?


A mídia está repleta de anúncios de produtos com ômega 3 com a promessa de melhorias de qualidade de vida milagrosas. Há fabricantes desse tipo de produtos que usam um serviço de telemarketing lingando para residências com gravações supostamente gravadas por pessoas famosas, e isto tem sido motivo de reclamações de pessoas que se sentem importunadas. No entanto, não basta saber que a substância é saudável. O mais importante é saber para quê ela serve e principalmente a dosagem que você deve consumir por dia, por semana, etc. Aqui estão algumas informações.
O ômega 3 é um ácido graxo. Também conhecidos como "ácidos gordos", os ácidos graxos como o ômega 3 e o ômega 6 são produzidos em células vivas de animais e vegetais.
Há o ômega 3 de cadeia longa e o de cadeia curta. Ambos beneficiam a saúde, mas o de cadeia longa tem mais propriedades saudáveis do que o outro. A ingestão de ômega 3 de cadeia longa ajuda a diminuir níveis de triglicerídeos e de colesterol ruim o podem favorecer o aumento de níveis de colesterol bom. Também ajuda a combater alergias e processos inflamatórios. Ele existe em todos os peixes, mas com maior concentração nos de águas profundas como o salmão (mesmo o criado em cativeiro), o bacalhau, o albacora e o cação. Os de cadeia curta também beneficiam a saúde, embora com menos propriedades, e existem em óleos de soja, de girassol e de milho e em vegetais como o brócolis, a rúcula, a couve e o espinafre. Como você pode perceber, não precisa adquirir suplementos caros para consumir ômega 3. Grandes dosagens da substância podem ser encontradas todos os dias nas peixarias e nas mercearias e supermercados próximos de sua residência em alimentos que você pode escolher à vontade. Há também excelentes teores de ômega 3 nas sementes de chia, que também são vendidas nesses locais. 
O Ideal é que, antes de consumir o ômega 3 de cadeia curta ou longa, você consulte um médico e um nutricionista. O médico lhe dirá quais são o tipo mais adequado, e o nutricionista lhe orientará sobre a quantidade de consumo diário ou semanal adequada para o seu caso. 
A linhaça também é considerada uma excelente fonte de ômega 3. Em cada 100 ml de óleo de linhaça há 53 g de ômega 3. Em outros óleos as proporções são as seguintes:
100 ml de óleo de canola - 63,3 g
100 ml de óleo de soja - 6,3 a 6,8 mg
100 ml de óleo de salmão - 16 g

O consumo de ômega 3 é importante para a prevenção de problemas cardíacos, cerebrais, dermatológicos, etc. A Sociedade Brasileira de Cardiologia informa que o consumo adequado de ômega 3 ajuda na prevenção e combate a doenças cardíacas. A Organização Mundial da Saúde o recomenda a gestantes para ajudar na formação do cérebro da criança. Porém, o consumo de ômega 3 deve ser rigorosamente de acordo com as recomendações de médicos e nutricionistas.

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.