Ilustração: Catraca Livre |
proporcionados pelo horário de verão
é a geração
de emprego e renda.
O novo horário de verão no Brasil começará à zero hora do próximo dia 16 e terminará às 24 hs de 19 de outubro de 2017. A medida abrangerá os estados das regiões Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Sudeste (São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro) e Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal).
Muita gente reclama dos incômodos e do desânimo que sentem durante o horário de verão. Na verdade, incômodos de diversos tipos são coisas que temos que enfrentar quase todos os dias em qualquer época. Quanto ao desânimo, basta vermos nas redes sociais as frequentes postagens que muitas pessoas fazem nas redes sociais comemorando a chegada da sexta-feira e lamentando a segunda-feira também em qualquer época.
Muitas pessoas também demonstram estar desinformadas quando pensam que o principal objetivo é economizar energia elétrica. Na verdade a primeira proposta de aplicação do horário de verão foi feita pelo cientista americano Benjamin Franklin em 1784, época em que ninguém no mundo usava energia elétrica. Depois a ideia foi retomada pelo neozelandês George Hudson em 1895.
O objetivo principal era o mesmo que é mantido atualmente. Na maior parte das regiões dos países pelos quais passa a linha do Equador, que divide o nosso planeta em duas metades (os hemisférios Norte e Sul) os períodos diurnos são mais longos que os noturnos no auge do verão. Por isto se torna necessário o adiantamento do horário em uma hora. No Brasil o horário de verão só é aplicado em alguns estados porque nos demais esse fenômeno não ocorre da mesma forma.
A medida passou a vigorar oficialmente na Alemanha e na Áustria-Hungria em 1916. Depois foi adotada em outros países, inclusive no Brasil. A suposição de que o objetivo é economizar energia elétrica provavelmente surgiu em 1970, quando houve uma crise energética mundial profunda e o horário de verão ajudou a evitar uma situação ainda pior. Porém o horário de verão ajuda a evitar que os problemas econômicos já existentes piorem. O aproveitamento maior da luz solar propicia a produção agrícola e, consequentemente, o comércio varejista. Isto pode ajudar muito na geração de emprego e renda nas duas atividades e em outras direta e indiretamente relacionadas a elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.