O nível do sistema de ensino brasileiro
permanece entre os 15 piores do mundo.
As razões são muitas,
mas o desconhecimento de noções básicas de pedagogia
é uma das principais.
permanece entre os 15 piores do mundo.
As razões são muitas,
mas o desconhecimento de noções básicas de pedagogia
é uma das principais.
Pedagogia é uma palavra de origem grega que denomina uma ciência social e um conjunto de atividades relacionadas não somente a essa ciência, mas, de uma forma geral, à educação de crianças. Porém, num país como o nosso, em que a maioria das pessoas pensa que o conhecimento de pelo menos noções básicas de pedagogia só interessa a pedagogos (e muitas nem sabem o que é um pedagogo), isto gera grandes prejuízos no preparo das crianças para a vida adulta, não só nas escolas como já a partir da própria família. É preocupantemente grande o número de pessoas que ainda não perceberam o fato de que não somente pais e mães, mas toda a família (avós, avôs, tios, tias, etc.) são responsáveis pela formação social das crianças e dos adolescentes. Essa noção também faz parte da pedagogia, e não é aplicada devido ao desconhecimento, e ninguém pode dar importância ao que não conhece.
É importante que cada adulto da família se conscientize da necessidade de assumir sua responsabilidade na educação das crianças (filhos, sobrinhos, netos, etc.) porque a prática da educação é uma atividade social que vai muito além da responsabilidade de pais, mães e professores. A melhoria da educação exige uma intervenção proposital que, por sua vez, exige de todas as pessoas da família alguns conhecimentos específicos essenciais ao processo de aprendizagem das crianças e adolescentes. Isto requer uma compreensão da necessidade de cada pessoa entender a importância dos conhecimentos básicos de pedagogia, mas ao mesmo tempo sem deixar de buscar apoio e conselhos de pessoas com formação acadêmica nessa área.
No Brasil, evidencia-se a pouca importância dada à pedagogia quando percebemos que a maioria dos pais e mães de crianças e adolescentes quer que seus filhos se tornem engenheiros, médicos, advogados, etc., mantendo a ideia equivocada de que estas são profissões que "dão dinheiro" ou simplesmente por status social. Não atentam para o fato de que a profissão só "dará dinheiro" e garantirá sucesso se a pessoa tiver talento para ela. Quando um filho diz que pretende se formar em pedagogia, geralmente isto se torna motivo para muita discussão e descontentamento dentro da família (sei disto porque conheço muitos casos assim). Pais e mães "aceitam" as decisões dos filhos, mas não muito. Isto acontece porque ninguém pode reconhecer a importância de algo sem conhecer pelo menos suas noções básicas. Pessoas sem esses conhecimentos não percebem, não apendem, não apreendem - e portanto não podem desenvolver - suas responsabilidades como educadores de forma significativa e qualitativa no processo de desenvolvimento educacional das crianças. Volto a dizer: "educador" não é apenas o professor, são todas as pessoas - principalmente as da própria família - responsáveis pela educação da criança e do adolescente. Entretanto, num país em que a Copa Mundial de Futebol em 2014 é tratada como algo muito importante para nós enquanto não se investe em educação tanto quanto ela necessita, fica difícil conseguir melhorias nesse sentido.
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