Após ver uma informação
de que a hidroginástica
ajuda a combater a osteoporose,
pesquisei sobre o tema
e aprendi coisas muito importantes.
Há três anos frequento sessões de hidroginástica numa academia próxima à minha residência. Comecei a frequentá-las por indicação de um médico, mas também por saber que a hidroginástica contribui para a preservação da saúde de diversas formas, sendo recomendável inclusive para quem nem tem problemas de saúde e quer se manter saudável. Há alguns dias eu vi, numa parede da academia, uma tira de jornal afixada, informando sobre a importância da hidroginástica na prevenção de osteoporose.
Li todo o texto contido no recorte, mas a minha curiosidade não foi totalmente satisfeita. Eu sabia que essa doença que enfraquece os ossos ocorre quando o volume da massa óssea diminui muito, tornando-os finos, ocos e altamente sujeitos a fraturas. Sei também que faz parte do processo natural do envelhecimento, que é mais frequente nas mulheres, mas acontece também em homens, que progride lentamente e que raramente raramente apresenta sintomas. Por todas essas razões, eu quis saber como a hidroginástica poderia contribuir para sua prevenção. Após fazer esta pergunta a médicos e pesquisar a respeito na internet e em revistas especializadas, descobri que a resposta é bem mais evidente do que eu imaginava.
A hidroginástica é uma série de exercícios aeróbicos - aqueles que podem ser feitos em qualquer lugar - dentro da água, numa piscina. Isto ajuda a melhorar a resistência do coração e de todos os órgãos do sistema respiratório. Consequentemente, facilita o bombeamento e a circulação do sangue, que chega aos ossos com mais facilidade e os fortalece.
Por outro lado, exatamente porque facilita a circulação sanguínea, a hidroginástica também ajuda a manter a resistência e a força dos músculos e a flexibilidade das articulações (joelhos, cotovelos, etc.). Além disso, sua prática durante uma hora já é suficiente para eliminar de 260 mil a 400 mil calorias. A prática dos exercícios dentro da água provoca uma necessidade de aumento de esforço para os movimentos, mas ao mesmo tempo o contato do corpo com a água gera uma sensação de conforto que não nos permite perceber esse aumento de esforço. Portanto, não causa cansaço.
Os exercícios são variados em ritmos (são sempre acompanhados por músicas) e intensidades. São adaptações de exercícios normalmente feitos fora da água para serem realizados dentro dela. Portanto, a hidroginástica é indicada tanto para pessoas com risco de osteoporose ou qualquer outro problema de saúde como para as pessoas totalmente saudáveis que queiram se manter assim. Porém, antes de decidir praticá-la, uma orientação de um médico nunca será demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.