domingo, 8 de janeiro de 2012

Semana de Muita Expectativa para o Brasil e o Mundo

Os principais investidores do Brasil e do mundo
estão apreensivos quanto à publicação do Livro Bege, do FR.
No Brasil, 
há muita expectativa sobre divulgações
que  o Banco Central e a FGV farão nesta segunda-feira.

Durante esta semana os principais investidores do mundo, especialmente os brasileiros, manterão suas atenções concentradas sobre o que deverá acontecer nos Estados Unidos. Eles estão aguardando a divulgação do chamado "Livro Bege", publicação do Federal Reserve (FR), o "Banco Central" estadunidense. O motivo de tanta apreensão é que a publicação conterá, entre outros assuntos de grande importância para a economia mundial, dados dos setores varejista e industrial. A publicação também deverá revelar dados da inflação de 2011 nos Estados Unidos, tema de grande interessa para investidores brasileiros. 
Na Europa, acontecerá na próxima quinta-feira uma reunião para discutir as políticas monetárias do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BE, de "Bank of England"). Durante o encontro será definida a taxa de juro para os países da Zona do Euro. 
No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgará amanhã o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que é utilizado para calcular a variação mensal dos preços praticados até meados da semana (neste caso, a primeira semana de 2012) anterior àquela em que o índice é divulgado. Também amanhã a FGV publicará o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) de dezembro de 2011, que é um dos principais indicadores da inflação nacional. Ao mesmo tempo, o Banco Central do Brasil divulgará o "Focus", um relatório semanal que revela as opiniões de consultores e instituições financeiras sobre os principais índices da macroeconomia nacional (1). O Ministério de Comércio Exterior divulgará a Balança Comercial (2) referente à primeira semana de 2012. 

(1) Macroeconomia nacional - estudo, cálculo e observação da economia do país.
(2) Balança Comercial - índice utilizado para calcular a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período (neste caso, a semana passada).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.