A retração do mamilo (ou mama) é causada pela fibrose peritumoral. - foto: Wikipedia - |
O câncer de mama
é o segundo maior
causador de mortes no mundo
e atinge mulheres e homens.
O câncer - ou "cancro" - de mama é a forma mais comum de câncer em mulheres. Atualmente atinge, em todo o mundo, uma entre cada nove delas acima dos 40 anos de idade e uma entre cada treze mulheres com aproximadamente 90 anos caso tenham chegado a essa idade sem a doença. É o segundo tipo de câncer que mais mata pessoas no mundo (o que mata mais é o dos pulmões), e a incidência de ocorrências vem crescendo muito principalmente a partir de 1970, atingindo também homens. Isto acontece porque a área peitoral em homens e mulheres é composta pelo mesmo tipo de tecido.
Qualquer tipo de câncer se caracteriza pela proliferação excessiva de células que, por isto, invadem e destroem os tecidos adjacentes e ao mesmo tempo se espalham por várias regiões do corpo. Esse fenômeno, chamado "metástase", é o principal processo que diferencia o câncer dos tumores "benignos". O tumor "benigno" limita seu próprio desenvolvimento para não invadir os tecidos mais próximos mas, se não for devidamente tratado desde o seu surgimento, pode se tornar maligno - ou seja, pode se tornar um câncer.
O auto exame do câncer de mama
Como ocorre com qualquer outro câncer, o da mama não apresenta dores como sintomas. Quando elas surgem, isto significa que a doença já está em estágios avançados. Por isto recomenda-se que sejam feitos auto exames, os quais somente o médico oncologista tem condições de informar o método correto de fazê-los. Eles tem como objetivo detectar o mal previamente, mesmo que aparentemente não haja sinais. Recomenda-se que as pessoas (homens e mulheres) com 40 anos de idade ou mais o façam pelo menos uma vez por ano - mas quanto mais vezes o fizer, melhor.
Uma das principais características da doença é a retração da mama, causada pela fibrose peritumoral (veja a fotografia). "Fibrose" é a formação ou o desenvolvimento excessivos de um tecido. Ocorre como reação do organismo na tentativa de reparar o tecido prejudicado. No caso do câncer de mama, a fibrose peritumoral fixa o tumor firmemente aos músculos superficiais e/ou profundos do peito, puxando a pele para dentro.
O auto exame visa identificar possíveis estágios da doença, mas não é suficiente. Sem mo devido acompanhamento de um médico especialista (oncologista), não serve para coisa alguma. Ao contrário, pode trazer mais problemas, tais como lesões "benignas" (que, apesar do nome, são muito prejudiciais), falsa segurança causada por resultados negativos falsos e resultados positivos que também podem ser falsos. Por isto, é necessário o acompanhamento do médico como tratamento preventivo.
Fontes :
- Revistas "Ciência Hoje" - Vol. 1 - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC);
- Site Oficial do Dr. Drauzio Varella - http://drauziovarella.com.br/
Advertência: para informações mais seguras, consulte um médico oncologista de sua confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.