sábado, 6 de outubro de 2012

Uma peça tão pequenina, mas ajuda a unificar nações.

Eles cabem na palma da sua mão,
dentro do seu telefone celular
ou do seu smartphone,
mas tem sido fundamentais
para a concretização 
da
aldeia global. 

A foto (Wikipedia)
mostra um sistema interno de um microchip 
para processar imagens de ressonância magnética. 
A imagem mostrada na foto está ampliada 600 vezes.



"Aldeia" é o mesmo que "vila". Para definirmos o que é uma aldeia, basta nos lembrarmos das aldeias dos índios da Amazônia: um conjunto de poucas casas, cujos habitantes constituem famílias com problemas comuns, com mesmos objetivos, e geralmente são liderados por um chefe. Nem todas as aldeias são indígenas, algumas são chamadas de "povoados", como os que existem principalmente nas zonas rurais de regiões do interior. Geralmente as aldeias se formam próximas a um rio. No entanto, quando usamos o termo "aldeia global", estamos nos referindo ao mundo inteiro como se este, com todos os seus habitantes humanos, fosse uma aldeia. Como podemos chamar de "aldeia" um conjunto de mais de sete bilhões de pessoas?
Há, evidentemente, uma explicação para isto. Tal explicação envolve principalmente as mudanças políticas - poucas em relação às que precisam acontecer, é verdade, mas aconteceram - e os avanços tecnológicos que ocorreram ao longo do século XX e durante a primeira década do século XXI. Os primeiros anos após o fim da Segunda Guerra Mundial pareciam prometer a tão sonhada paz mundial, mas a promessa foi quebrada pelo desenvolvimento de desavenças e tenções de nações divididas politicamente em dois grupos, um liderado pelos Estados Unidos e o outro pela União Soviética. As duas superpotências se engajaram numa corrida armamentista sem precedentes que gerou grandes gastos em dinheiro de ambas as partes. Consequentemente, as outras nações do mundo, divididas entre os dois lados, Se mantiveram num estado de hostilidade que se tornou historicamente conhecido como "Guerra Fria". 
Essas tensões terminaram - ou pelo menos assim parece - quando o clima político internacional começou a mudar principalmente de 1989 a 1991. Durante aquele período, os governos da União Soviética e do leste europeu entraram em colapso. O fim da Guerra Fria tornou a ideia da formação de uma aldeia global politicamente mais viável através de novos canais de comunicação entre as nações. Sob o ponto de vista tecnológico, o que mais tem contribuído para isto é uma "micropeça" eletrônica que cabe na palma de uma das mãos de uma pessoa. 
Essas "micropeças" estão nos microcomputadores, nos aparelhos de telefonia celular, smarthphones, Ipods, televisores, aparelhos de som, satélites de comunicação, etc. Geralmente são chamados de "microchips" ou "chips". Basicamente, um microchip é um circuito integrado eletrônico em miniatura, composto principalmente por dispositivos semicondutores instalados na superfície de uma pequena placa metálica fina de material semicondutor. Um semicondutor é um sólido cristalino de condutividade elétrica entre condutores e isolantes. Os condutores ("condutores elétricos") são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam relativamente livres. Os isolantes elétricos - ou dielétricos - são simplesmente o oposto dos condutores. 
A evolução dos microchips facilitou a evolução dos microcomputadores, dos supercomputadores e dos satélites de comunicação. Toda essa alta tecnologia de comunicação tem permitido que ideias, opiniões, informações, etc., viajem por todo o planeta e através do espaço em altíssima velocidade. Através da Internet, as pessoas se comunicam entre si, de qualquer lugar do mundo para qualquer lugar do mundo, como se fossem vizinhas. Desta forma, elas podem obter facilmente informações, tanto corretas como equivocadas, e por isto é preciso ter muita cautela quanto a qualquer informação recebida. 
De qualquer forma, a verdade é que todos nós, usuários da Internet e principalmente integrantes de redes sociais online, estamos fazendo uma parte muito importante na história da comunicação mundial e, portanto, na história da humanidade. Através da Internet obtemos informações de qualquer lugar do mundo pouco minutos depois ou mesmo durante o momento em que o fato relatado está correndo. Isto também já está acontecendo através de transmissões via televisão. 
Todos esses fatos confirmam que o desenvolvimento da transformação do nosso planeta em uma aldeia global já é uma realidade e que continuará avançando em passos largos e rápidos nos próximos anos. Isto não é apenas provável, é uma certeza já confirmada pelas mudanças que já enfrentamos mundialmente, como conflitos entre povos, poluição e outros fatores que tornam a aldeia global não apenas algo importante, mas necessário e inevitável. 
Fontes:
  • "Fibras e Chips Supercomputadores" - revista "Superinteressante" - editora Abril, edição de setembro de 1988;
  • Revista Digital - http://www.revistadigital.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.