quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Criação de pássaros pode causar câncer em pessoas

Num episódio da série de TV "Dr. House",
uma paciente tinha um provável tumor cerebral
causado pela convivência dela
com um papagaio. 
Isto pode mesmo acontecer?

Segundo um artigo do jornal online "Medical News", dos Estados Unidos, a resposta é "sim", e não só devido à convivência com papagaios, mas com pássaros de qualquer tipo. O jornal explica que o câncer não é apenas uma doença, é uma categoria de doenças com origens e aspectos biológicos muito variados. Segundo o mesmo, os pássaros podem adquirir vários tipos de câncer que podem ser transmitidos através das fezes, da saliva, etc., e afetar as pessoas. 
Segundo o jornal, uma das mais conceituadas publicações destinadas apenas a informações sobre saúde e medicina do mundo, qualquer organismo - inclusive plantas - pode adquirir vários tipos de câncer e e transmiti-los para pessoas. Quando isto acontece, as células danificadas surgem gradativamente no nosso organismo e se multiplicam muito rapidamente. 
As células se tornam cancerosas ao sofrerem mutações - ou "erros" - ao se replicarem. Essas mutações são erros biológicos e, se a prevenção e a correção não forem providenciadas rápida e eficazmente, eles se multiplicarão cada vez mais rapidamente através das novas células que sugiram já trazendo essa mutação com novas deformações. Normalmente o corpo humano se protege contra o câncer através de métodos de defesa natural como a apoptose e a produção de moléculas auxiliares. Porém esses métodos falham muitas vezes, e essas falhas permitem que as mutações celulares se agravem e se propaguem ainda mais aceleradamente. As substâncias cancerígenas agem livremente no organismo porque as células saudáveis não tem tempo suficiente para evoluir e resistir.
Cada mutação numa célula afetada faz com que ela gere novas células com novos erros, e cada uma das novas células geradas se desenvolve e gera rapidamente outras com mais mutações. Cada mutação envia sinais equivocados às células vizinhas, e também causa mutações nestas. Muitas dessas células migram para diferentes regiões - pulmões, rins, cérebro, etc. -  e se tornam tumores.
Muitas dessas substâncias cancerígenas são provenientes de vários tipos de vírus, e muitos desses vírus provém de pássaros. Dados experimentais já confirmaram que esses vírus estão incluídos num grupo de fatores que é considerado como segundo maior causador de riscos de câncer em pessoas. Os tumores que eles causam se dividem em "perfeitamente transformados" e "lentamente transformados". Nos chamados "perfeitamente transformados", o vírus executa um processo conhecido como "oncógene viral", que causa a transformação da célula infectada. Nos "lentamente transformados", o genoma do vírus penetra a célula e a induz a dividir-se de forma desordenada e tão rápida que não há tempo suficiente para o sistema imunológico agir com eficácia. 

Fonte: "News Medical" (Estados Unidos), de 5 de dezembro de 2012 - http://www.news-medical.net/health/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.