quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

E o "Segundo Mundo"?

Ouvimos falar muito
em países do Primeiro Mundo
e do Terceiro Mundo. 
As referências ao Segundo Mundo
são muito raras,
mas eles também 
têm sua importância na economia mundial.

A "Teoria dos Mundos" foi desenvolvida a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e durou até 1990 com o objetivo de dividir os países do mundo em grupos, tendo por base suas condições econômicas. As principais referências em programas de televisão, matérias em jornais, etc., sempre foram relacionadas aos países dos Primeiro e Terceiro mundos. E o Segundo Mundo? Quais são suas características e sua importância na economia mundial?
O Primeiro Mundo é constituído pelos países considerados economicamente desenvolvidos. São os mais ricos do mundo, e entre estes estão os Estados Unidos, o Japão, a Itália, etc. Há um outro conceito, que me parece ter mais a ver com a História do que com a Economia: São países do Primeiro Mundo os que se posicionaram a favor do capitalismo como aliados dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Porém, a Turquia é incluída como país do Primeiro Mundo, mas é considerado um país "em desenvolvimento", não como "desenvolvido". 
A Guerra Fria foi um período de disputas estratégicas entre os Estados Unidos e a União Soviética que começou após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e terminou quando houve a extinção da União Soviética em 1991. Foi um conflito ao mesmo tempo político, militar, tecnológico, social e ideológico que envolveu não somente os dois países como também as nações incluídas em suas respectivas zonas de influência. Sob o ponto de vista político, alguns atores afirmam que foi uma disputa entre dois blocos divididos da seguinte forma: de um lado, os países que apoiavam os Estados Unidos em defesa de liberdades civis como as de expressão, direito ao voto, fés religiosas, etc.; do outro lado, os países que apoiavam a União Soviética e pregavam uma ditadura comunista ateísta. Porém, entre os aliados da União Soviética também estavam os países que defendiam teorias socialistas. Portanto, para entendermos um pouco melhor essa divisão, é preciso destacar as diferenças entre "comunismo" e "socialismo", ideologias que são erroneamente consideradas como "a mesma coisa" - o que é um erro.
O comunismo é uma ideologia social, política e econômica que defende o estabelecimento de uma sociedade sem divisões de classes. Baseia-se na propriedade comum, e determina que o governo controle os meios de produção e as propriedades em geral. "Meio de produção" é tudo que se relaciona ao trabalho humano e à natureza dentro do processo de transformação da própria natureza, sendo objetos de trabalho os elementos (recursos naturais, matéria prima, etc.) sobre os quais o trabalho é aplicado. 
O socialismo é um conjunto de teorias que, mesmo sendo diferentes em muitas aspectos, coincidem num ponto: defendem a administração e a propriedade públicas ou coletivas dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade com oportunidades e meios para obtê-las iguais para todos os cidadãos. 
Isto coloca como países do Segundo Mundo aqueles do antigo bloco socialista que apoiava a União Soviética. Depois do fim da União Soviética, passaram a ser considerados Segundo Mundo os países que, dentre aqueles, atualmente se configuram como "emergentes" ou "em desenvolvimento". São países que o Banco Mundial considera com rendas per capita baixa e média em relação às do Primeiro Mundo. 
O fim da União Soviética causou uma mudança na definição de "Terceiro Mundo". A primeira se baseava na ideia de "Terceiro Estado" criada pelo economista e demógrafo francês Alfred Sauvy (1898-1990), que por sua vez se baseou na Revolução Francesa, movimento histórico que promoveu grandes mudanças sociais e políticas na França de 1789 a 1799. Sauy dizia que os países desse grupo deveriam se unir para revolucionar o mundo como os burgueses e revolucionários francês fizeram naquela época. A partir de 1991, o conceito de "Terceiro Mundo" assumiu um sentido mais amplo, incluindo países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Os subdesenvolvidos são os países com maiores índices de pobreza, miséria e violência do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.