quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Se você usa computadores em lan houses, hotéis, pousadas, etc., precisa saber disto!


Se você usa computadores 
fora de sua residência
e que não pertençam 
a pessoas de sua confiança, 
tudo que você digita 
pode estar sendo gravado
e divulgado para um número imenso de pessoas
sem você desconfiar. 

Segundo denúncias feitas por clientes, em muitos hotéis, motéis, lan houses, etc., estão sendo utilizados pequenos dispositivos (ver ilustração acima) chamados "hardware keylogger" ou "keylogger de hardware". "Keylogger" é "registrador de teclas" em inglês. Esse dispositivo aciona um programa também chamado "keylogger" no instante em que a máquina é ligada, e registra tudo que é digitado memso sem o usuário entrar na internet. O programa é um software específico que registra tudo cada vez que cada tecla é tocada. Todos os movimentos são memorizados num ficheiro e/ou enviados a outros computadores através da Intranet e da Internet. Trata-se, portanto, de um malware que permite que outras pessoas que utilizem o mesmo computador e também outros computadores em qualquer lugar do mundo tenham acesso a todos os tipos de informação (senhas, cartões de crédito, informações particulares ou não, etc.) que forem digitadas. Essas informações podem ser difundidas por hardware e por software. 
Isto se torna muito fácil de ser realizado em hotéis, motéis, lan houses, pousadas, etc. porque os sistemas comerciais que esses estabelecimentos utilizam podem contar com dispositivos que podem ser conectados ao cabo do teclado e/ou ao próprio teclado. Os dispositivos raramente são percebidos pelos usuários, mas são reconhecidos por especialistas em informática que os conhecem. Como acontece com qualquer programa de computador, as aplicações para se realizar um "keylogging" podem ser facilmente distribuídas através da Internet por meio de um "Trojan" ("Cavalo de Tróia"). 
Algumas dizem que usam o teclado virtual para evitar o problema, mas especialistas em informática dizem que isto não adianta. As aplicações mais recentes permitem que esse tipo de segurança seja anulado através de um simples click. A única forma segura é realmente esta: se você estiver usando qualquer computador que não seja seu ou de uma pessoa de sua confiança, evite acessar redes sociais, digitar informações pessoais inclusive em mensagens particulares, e NÃO DIGITE números de telefones, nomes e endereços de pessoas, senhas nem qualquer outra coisa particular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.