terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Novidade do Facebook gera mal entendimento

O Facebook lançou nos Estados Unidos
um cartão pré pago
que poderá ser adquirido por usuários.
Aqui no Brasil, 
usuários confundiram a informação
e divulgaram uma notícia 
que não é verdadeira. 

A informação que está sendo veiculada por usuários do Facebook no Brasil é a seguinte:
"É oficial. Saiu na mídia. Facebook acaba de publicar seu preço da adesão, taxa de $ ...? (US$ 9,99) , para tornar membro ouro e manter sua privacidade como está. Se você colar isto no seu mural estará livre dessa cobrança. Caso contrário, amanhã suas publicações podem se tornar públicas. Mesmo aquelas mensagens que você excluiu ou fotos que não autorizou... nada custa copiar e colar."

Na verdade a informação contida na mensagem não tem coisa alguma a ver com o que realmente foi divulgado através da mídia. O que aconteceu foi que no dia 31 do mês passado (janeiro), o Facebook divulgou um novo serviço que, até o momento, só está disponível para usuários dos Estados Unidos. Se o usuário do Facebook quiser (não é obrigatório), poderá adquirir um cartão físico pré pago através do qual ele poderá enviar presentes verdadeiros para seus amigos na rede. O cartão é semelhante àqueles que são oferecidos por lojas de varejo, com a diferença de que podem guardar créditos de várias lojas. 
Os usuários poderão comprar e enviar o cartão por meio de uma plataforma chamada "Facebook Gifts" ("Presentes Facebook"). Como até o momento o novo serviço está em fase de testes e só está disponível nos Estados Unidos, isto explica por que o preço a ser pago está expresso em dólares (US $) e não em reais (R$) na informação equivocada. Um conselho para usuários de redes sociais online: 
Só divulguem, copiem ou compartilhem informações quando vocês mesmos as verem em fontes confiáveis (jornais impressos ou online, órgãos oficiais, etc.). Caso vocês vejam informações em blogues, sites, ou dadas por amigos (mesmo aqueles que sejam de sua maior confiança, pois estes podem se enganar também), pesquise profundamente antes de compartilhá-las, procurando mais informações em fontes confiáveis. Caso não consiga as confirmações, não divulgue a informação que recebeu. Se a informação não for verdadeira, mesmo que você a tenha recebido de outra pessoa, você também será responsável pela divulgação de uma notícia falsa se você a compartilhar. 

Fontes: 

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