Ultimamente temos ouvido falar muito que os adoçantes artificiais são nocivos à nossa saúde. No entanto, estudos realizados recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o que causa problemas à saúde do consumidor não é o adoçante, é a forma inadequada como ele é consumido. Muitas pessoas não controlam a quantidade de adoçantes que devem consumir por dia, e isto causa problemas.
A conclusão é do JEFCA - Joint FAO/WHO Experts Comitee on Food Activities (Comissão da União de Especialistas da da FAO/WHO para Atividades Alimentares). Trata-se de um conjunto de especialistas da FAO (Food and Agriculture Organization - Organização para Alimentação e Agricultura, órgão do governo dos Estados Unidos) e da Organização Mundial de Saúde . "WHO" ("World Healt Organization") é a sigla da OMS em inglês. Essa comissão realiza estudos para estabelecer a IDA (Ingestão Diária de Adoçantes), que é o cálculo de dosagem máxima de adoçantes que cada pessoa deve consumir por dia.
"Dicas" para consumo adequado:
O cálculo é muito simples, mas a pessoa precisa saber o quanto ela pesa no momento. Isto porque é preciso dividir o consumo diário do adoçante - se for líquido, em mililitros (ml); se for em pó, em miligramas (mg) - pelo peso da pessoa que consome. Ou seja: ml/Kg ou mg/Kg. Os adoçantes edulcorantes (sacarina e ciclamato) são os mais baratos no mercado e, por isto, os mais consumidos pela população brasileira. Por isto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) reduziu o limite de uso desses adoçantes. Eles não fazem mal à saúde, mas a medida foi necessária para fazer com que as pessoas os consumam menos.
Segundo o JEFCA, uma das melhores formas de consumir adoçantes diariamente dentro da dosagem adequada é misturando vários tipos, mas sem deixar de regular as quantidades consumidas cumprindo as divisões citadas acima. Se você consome ciclamato ou sacarina, divida 11 ml ou mg pelo seu peso. Se for assessulfame-K, divida 15 ml ou mg pelo seu peso. Se você não gosta de adoçantes e prefere consumir açúcar, deve consumir no máximo o equivalente a 200 calorias por dia.
Essas dicas são importantes, mas obviamente não são suficientes. É importante também que o consumidor de adoçantes artificiais e de açúcar exerça alguma atividade física diária, que pode ser uma caminhada, natação, hidroginástica, etc. Porém, antes de escolher uma dessas atividades, é recomendável que se faça uma consulta a um médico para que este lhe diga qual é a atividade mais adequada para você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.