sexta-feira, 14 de junho de 2013

O que são "tags" e "hashtags"?

Muitas pessoas
me fazem esta pergunta. 
A maioria 
é de usuários 
de redes sociais online. 





Cada vez mais, as palavras em inglês que fazem parte do vocabulário da informática estão sendo integradas ao vocabulário do dia a dia das pessoas. Por exemplo, muitas mulheres já estão dizendo por aí que já "deletaram" maridos e namorados de suas vidas. Isto é, deram fim a seus casamentos e namoros. Agora, principalmente depois que o Facebook integrou ao seu sistema algo que há muito tempo já vem sendo feito através do Twitter - ou seja, o uso de "hashtags" - muitas pessoas já estão utilizando as palavras "tag" e "hashtag" ("tags" e "hashtags" são plurais), e é bem natural que muitas queiram saber seus significados, pois é compreensível que queiram entender o que as outras pessoas estão dizendo e como podem empregar estas palavras corretamente. Aqui vai a explicação:
As "tags" jé vem sendo utilizadas há muito tempo nos blogs. Em alguns, elas são chamadas de "marcadores". São palavras (ou palavras-chaves), expressões e frases consideradas relevantes que ajudam o usuário da internet a encontrar com maior facilidade artigos, notícias e outras postagens sobre as informações que ele deseja ou sobre o que ele quer pesquisar. Também são "tags" as palavras-chaves ou expressões relevantes mostradas em slides durante aulas, palestras, etc., como na ilustração acima.
Uma "hashtag" é simplesmente uma palavra-chave ou um expressão relevante precedida por uma cerquilha (#), sinal popularmente conhecido no Brasil como "jogo da velha". É um sistema que já vem sendo utilizado há muito tempo através do Twitter (por isto aparece n ilustração o passarinho que é a logomarca do Twitter). É bom lembrar que "hashtag" não é o sinal "#", é este sinal juntamente com a palavra ou expressão que o sucede.
Resumindo: "Tag" é uma palavra ou uma expressão relevante associada a uma informação, e que se torna um caminho para que o internauta, ao clicar sobre ela, encontre a informação desejada. Por exemplo, a palavra-chave "carro" ou a expressão "venda de veículos" podem permitir que ele encontre informações sobre compra e venda de automóveis. Porém, se ele acrescentar, no Facebook ou no Twitter, o sinal # (exemplos: "#carro" ou "#venda de veículos"), criará um hiperlink dentro da rede indexável através de mecanismos de busca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.