terça-feira, 9 de julho de 2013

Facebook lança novo sistema de buscas e de configurações de privacidade

O Facebook já colocou em funcionamento um novo sistema para que seus usuários tenham mais privacidade quanto às suas postagens e configurações gerais. O sistema se chama "Busca Social". O objetivo é  permitir que o próprio usuário faça as configurações como quiser para escolher quem pode ver ou ter acesso a suas postagens. 




Como funciona? 

Clicando sobre o cadeado que aparece no alto da página do perfil (ao lado de "Página Principal"), o usuário abre uma janela que o orienta a configurar quem pode ver seus itens, quem pode ter contatos com ele e o que ele pode fazer para impedir que alguém o incomode. tudo que ele tem a fazer para isto é seguir as instruções, que são muito fáceis, e que aparecem após cada clique sobre estas opções.
Abaixo destas opções, na mesma janela citada no parágrafo acima, está a orientação "ver mais configurações". Ao clicar sobre ela, abre-se uma página que permite ao usuário determinar quem pode ver suas postagens e quem pode procurá-lo através de e-mail ou do telefone que o próprio usuário informar, lembrando que o usuário não é obrigado a informar e-mails e telefones. Ele pode também se desejar, ativar outros mecanismos de busca que possam exibir links de sua linha do tempo, caso queira. Na mesma página, o usuário poderá, sempre que desejar, modificar todas as configurações de segurança como ele preferir. Isto inclui a privacidade em geral, a linha do tempo, bloqueio e desbloqueio de pessoas, notificações, telefone celular, seguidores, aplicativos, etc. 
O próprio Facebook dá dicas sobre privacidade de busca de outros usuários em relação ao que o titular do perfil publica. Suas escolhas de privacidade é que determinarão o que seus amigos ou outras pessoas poderão visualizar. Ele pode controlar quem vê suas informações de perfil, pode analisar fotos que compartilha e nas quais ele foi marcado, e pode também analisar suas próprias publicações com marcações de localização em seu registro de atividades.
Os resultados da busca social são personalizados. Ou seja, somente o próprio titular do perfil pode ter acesso a eles. Desta forma, se o usuário procurar, por exemplo, fotos de Paris, encontrará fotos de Paris publicadas por seus amigos e compartilhadas com ele ou nas quais ele foi marcado. Verá também outras fotos de Paris que outros usuários tenham configurado como "público".
Em resumo, tudo dependerá apenas das escolhas de configurações que o próprio usuário fizer. Se ele configurar a postagem optando pelo modo "somente eu", somente ele terá acesso a ela. Se configurar no modo "amigos", somente ele mesmo e seus amigos terão acesso à postagem. Se configurar como "público", qualquer usuário do Facebook terá acesso. Essas configurações também podem ser feitas na própria postagem, como tem sido feitas até hoje. É bom lembrar que o usuário poderá, sempre que desejar, analisar tudo que já compartilhou, alterar as configurações de privacidade como quiser e solicitar que outras pessoas excluam quaisquer publicações delas que não lhe agradem, porém lembando também que as pessoas que as postaram não são obrigadas a exclui-las. 

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.