quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estudantes querem saber mais sobre "mobilização social"

É preciso saber a diferença entre
"mobilização social" e "mobilidade social"
"Mobilidade social" e "mobilização social" não são a mesma coisa.
Portanto, 

é preciso conhecer os dois conceitos
para saber
quais são as diferenças. Além disso, nem sempre uma manifestação nas ruas é uma mobilização social.







Fiquei feliz ao receber mensagens particulares de estudantes de segundo grau me perguntando o que é "mobilização social". Eles conhecem conceitos simples sobre o tema, mas demonstraram saber um pouco mais a respeito depois que leram o artigo que escrevi sobre as manifestações populares que tem ocorrido ultimamente no Brasil (ver http://cultinform.blogspot.com.br/2013/07/manifestacoes-nas-ruas-sao-temas.html ). Isto demonstra que esses jovens - e com certeza outros como eles em todo o país - querem se inteirar mais sobre temas a respeito de questões sociais e políticas e sobre a importância da participação deles nesses assuntos.
Bem... vamos lá!

- Mobilização Social:

Em primeiro lugar, devemos lembrar que nem toda manifestação popular nas ruas, praças e avenidas é uma mobilização social. Uma mobilização social é um conjunto de ações praticadas por uma comunidade ou um grupo de pessoas diariamente, pelo menos por um período (uma semana, um mês, etc.) buscando obter um objetivo comum desejado por todos os seus membros ou pelo menos pela maioria deles. A mobilização social envolve principalmente a convocação de pessoas com vontades individuais de buscar um propósito pelo bem de todos, mas ao mesmo tempo compartilhando interpretações e sentidos desses propósitos.
A mobilização social tem a função de ser a mais democrática possível. Por isto ela é realizada através de um convite que não deve ser interpretado como "convocação". "Convocação" é a exigência de uma presença ou participação obrigatória, como acontece no caso de alguém convocado a se apresentar para o serviço militar, por exemplo. O chamamento para uma mobilização social é feito de modo a se respeitar o direito de cada pessoa escolher se quer participar ou não. 
Toda mobilização ocorre por alguma razão. No caso de uma mobilização social, isto depende de como as próprias pessoas veem a si mesmas como responsáveis e capazes de provocar e promover mudanças que elas considerem necessárias, mas com a consciência de que essas mudanças tem que ser úteis a toda a sociedade, não apenas para atender a interesses individuais, familiares ou de pequenos grupos. Eis por que é chamada de "mobilização social". São exemplos de mobilização social as que visam resolver problemas relacionados aos menores abandonados, aumentos de poder de compra, melhorias nos atendimentos na área de saúde em todo o país (ou no estado, no município), etc. Enfim, todas as manifestações públicas, nas ruas, via internet, imprensa, etc., que visem interesses comuns a toda a sociedade, são manifestações sociais. 

- Mobilidade Social:
A mobilidade social também envolve toda a sociedade, como o nome indica. Porém. nada tem a ver com manifestações populares nas ruas. Tem relações com mobilizações sociais, mas é o mesmo que estas. "Mobilidade social" é uma área de estudo da sociologia. Seu principal objetivo é compreender as razões e formas pelas quais grupos de pessoas diferenciam os membros de uma mesma cultura.
Alguns sociólogos consideram que em algumas sociedades essa mobilidade não existe, pois nelas geralmente as pessoas permanecem numa mesma posição ao longo da vida. Portanto, "mobilidade social" é simplesmente a transposição ou ascensão de uma pessoa, uma família, etc., de uma condição social para outra. Ela está relacionada à constituição de classes sociais (classe alta, classe média e classe baixa) e ao surgimento de valores de ascensão social. 

Fonte:
  • Enciclopédia Conhecer (vários volumes) - Editora Abril


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.