sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O que são "atividades paranormais"?

A paranormalidade é um fenômeno
relacionado a percepções extrassensoriais
e psicocinéticas.
Os leigos e os charlatães
costumam relacionar
a paranormalidade a fenômenos sobrenaturais,
mas há explicações científicas.









Primeiramente, é bom lembrar que "sobrenatural" é tudo aquilo que estiver além dos limites do que nós consideramos como natural. Entretanto, se um fenômeno ocorre comprovadamente, ele é natural, nós é que não sabemos como explicá-lo. Portanto, na verdade o sobrenatural não existe, não passa de ficção. Não estou dizendo que espíritos ou fantasmas, demônios, etc., não existem. Talvez eles existam. Não podemos afirmar que algo não existe ou não acontece só porque nunca vimos ou nunca tivemos tais experiências, ou está acima da nossa capacidade de compreensão. O que quero dizer é que não podemos considerar um fenômeno como além dos limites da natureza, pois nenhum ser humano conhece a natureza totalmente - se conhecesse, não haveria razão para as pesquisas científicas.
Muito fenômenos psíquicos estão acima da capacidade de compreensão até mesmo dos cientistas mais destacados nessa área. O que chamamos de "fenômenos psíquicos" são elementos de um conjunto psicológico funcional que se conectam entre si e contribuem para a formação do nosso senso de percepção de tudo que vemos, vivenciamos, sentimos, etc. Portanto, os fenômenos psíquicos não podem ser avaliados separadamente, já que cada um deles é apenas um componente de toda a estrutura psíquica. Eles são divididos em várias categorias, sendo três consideradas como as principais: intelectuais, emocionais e volitivos.
Os fenômenos psíquicos intelectuais incluem os nossos processos de aprendizagem, conhecimento e inteligência. A eles estão relacionadas nossas capacidades de sensações, percepção, imaginação, memória, formação de conceitos, julgamento (o que é o mesmo que "opinião"), raciocínio e todas as atividades relacionadas ao intelecto. 
Os fenômenos emocionais não são conhecimentos, são resultados dos conhecimentos. São exemplos as sensações de tristeza, alegria, ódio, prazer, etc. Os fenômenos volitivos tem esse nome por se tratar de causadores de volições, isto é, atos realizados por impulsos, intencionais ou não, para realizar uma vontade muito profunda, para defesa pessoal ("reação"), etc. Mas talvez você esteja querendo saber o que tudo isto tem a ver com atividades paranormais? Eu explico.
Sob o ponto de vista científico, a paranormalidade é descrita como um conjunto de fenômenos psíquicos que, mesmo ocorrendo dentro de conceitos científicos, requerem estudos específicos mais profundos para serem melhor avaliados, sendo mais relacionados à percepção extrassensorial e à psicocinese. "Percepção extrassensorial" é um termo muito utilizado na parapsicologia para definir qualquer tipo de sentido que esteja além dos mais conhecidos. A psicocinese, também conhecida como "telecinese" ou "telecinesia", é uma suposta capacidade que certas pessoas têm, de mover, entortar ou modificar objetos através de uma força psíquica voluntária ou involuntária. Há muita polêmica principalmente sobre a psicocinese, com muitos renomados cientistas confirmando sua existência, outros admitindo que ela é possível e outros garantindo sua impossibilidade.
A percepção extrassensorial e a psicocinese são mais estudadas através da parapsicologia, estudo cujo nome significa uma referência a tudo que está além da psique e da psicologia mas ao mesmo tempo inclui ambas. Por isto alguns estudiosos dizem que a parapsicologia pode também ser chamada de "transpsicologia" ou "psicologia transpessoal". O psicólogo norte americano Abraham Maslow (1908-1970) a classificou como a "quarta força" (a primeira seria a psicanálise; a segunda, o comportamentalismo, e a terceira, o humanismo).
Portanto, a parapsicologia abrange as pesquisas de grande número de fenômenos ditos paranormais, muitas vezes relacionados a questões relativas a visões de OVNIs (objetos voadores não identificados) e outros fatos que, como estes, são físicos, não psíquicos. Segundo os parapsicólogos, todo ser humano tem paranormalidades, mas a maioria não sabe disso, inclusive porque muitos nem sabem o que é a paranormalidade. Esta é a razão pela qual muitas pessoas que descobrem sua paranormalidade e a revelam são consideradas como "diferentes". Outras, temendo isto, descobrem sua paranormalidade mas não a revelam. Como se isto não bastasse, charlatães como aqueles que dizem que "psicografam" livros (ou seja, afirmam que espíritos de pessoas já falecidas entram em contato com eles para escrever livros) e filmes de terror associam a paranormalidade a contatos com espíritos de diversas categorias (bons, maus, etc.), o que talvez até ocorra, mas leva os leigos a acharem que "paranormal" é toda pessoa que supostamente vê fantasmas, conversa com mortos e outras coisas do gênero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.