Foto: jornalanoticia.com |
verrugas genitais
e câncer de colo de útero.
A campanha está sendo realizada em todos os postos de saúde e em escolas em todo o Brasil. O Sistema Único de Saúde está oferecendo vacinas contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas de 11 a 13. A dose está disponível em 36 mil potos. A campanha permanecerá até o final do ano, mas é necessário que as meninas sejam vacinadas o mais cedo possível. O câncer de colo de útero mata as pessoas e é a quarta doença entre as principais causadoras de mortes de mulheres no Brasil. Portanto, a vacina tem que ser recebida imediatamente, sem deixar para amanhã.
Cada menina vacinada receberá três doses. A segunda vacinação deverá ser feita seis meses da primeira. A terceira, cinco anos após a segunda. O objetivo é imunizar pelo menos 80% de todas as meninas nessa faixa etária no país até 2016.
Existem mais de cem tipos de HPV. A vacina que está sendo aplicada protege contra os quatro tipos mais recorrentes no Brasil: o 6, o 11, o 16 e o 18. Os dois primeiros são relacionados a 90% dos casos de verrugas genitais. Os outros dois, a 70% dos casos de câncer de colo de útero. Para saber o local mais próximo de sua residência onde a vacina está sendo aplicada, telefone para a Secretaria de Saúde do município em que você reside.
Fonte: Ministério da Saúde - Brasil
Fonte: Ministério da Saúde - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.