quinta-feira, 13 de março de 2014

Casca de Banana Madura Ajuda a Combater Câncer

As propriedades da banana madura
segundo os cientistas. 
Segundo os pesquisadores,
o elemento que ajuda
a prevenir contra o câncer
está nas manchas escuras.



Uma das frutas mais consumidas no Brasil, a banana, seja de que tipo for (existe uma imensa variedade), possui excelentes propriedades de nutrição e para a preservação da saúde humana. Algumas delas estão descritas na ilustração. Mesmo sendo doce, possui baixa concentração de açúcar, o que lhe permite ser usada em qualquer iguaria doce ou salgada em que for adicionada. Também possui alto teor de amido resistente, um carboidrato que beneficia as funções dos intestinos. Quando muito madura, o teor de amido resistente cai para cerca de 2%, mas ainda assim conta com a importante colaboração da presença de vitaminas A, do complexo B e C, que compensam essa redução. 
Uma pesquisa recente feita por cientistas japoneses revelou que as manchas escuras na casca da banana madura contém uma substância chamada TNF (Fator de Necrose Tumoral), que ajuda no combate a células do interior do corpo humano que apresentam anomalias. O TNF é uma citosina sintetizada dentro dessas células que interage com seus receptores. Sua produção se dá pela presença de bactérias e outros corpos estranhos que possam causar mutações celulares. 
São essas mutações que definem o câncer, doença degenerativa que se caracteriza pela proliferação anormal de células, fazendo-as invadir e destruir tecidos próximos. Geralmente, entre as frutas amadurecidas, o teor nutricional se modifica, mas no caso das bananas essa transformação faz com que os níveis de antioxidantes que nos protegem contra o câncer e doenças cardíacas aumentem. Por isto os cientistas recomendam o consumo de, no mínimo, uma banana madura por dia, com a casca. Segundo eles, isto beneficia os intestinos, ajuda na digestão e no aumento da imunidade a várias doenças, principalmente o câncer de qualquer tipo. Ajuda muito também a manter o câncer sob controle se a pessoa que consome a fruta já tiver a doença. 

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.