quarta-feira, 19 de março de 2014

Manter Aparelhos Conectados na Tomada Faz Gastar Mais Energia do que o Necessário

Ao terminar de usar o aparelho (computador, televisor, rádio ou qualquer outro), desligue no próprio aparelho e desconecte-o da tomada sempre. 



Se você pensa que um aparelho elétrico ou eletrônico só está consumindo energia quando está sendo usado ou quando está ligado, você está cometendo um grande equívoco. Se ele (televisor, rádio, computador ou qualquer outro) estiver conectado na tomada, mesmo desligado, está consumindo energia.
Acabou de tomar seu banho? Feche o registro da água do chuveiro e passe o botão do "morno" ou "quente" para o "frio", porque se mantiver o botão no "quente" ou "morno", a energia estará sendo consumida mesmo que o chuveiro não esteja sendo utilizado. Não vai mais assistir à TV? Desligue o televisor no próprio aparelho e desconecte-o na tomada. Faça o mesmo sempre quanto ao rádio, ao computador, etc. Todo aparelho elétrico ou eletrônico mantido conectado à tomada consome energia mesmo enquanto está desligado. 
Para saber se seu aparelho está consumindo energia mesmo quando não está sendo usado, é muito simples. Ponha a mão nele. Se ele estiver quente, mesmo que seja só um pouco, é porque está consumindo energia mesmo desligado. Saiba que mantendo todos os aparelhos que estiverem desligados desconectados da tomada, você economiza quase 40% na sua conta de energia elétrica. Se aquela luzinha do computador se mantém ligada enquanto ele não está sendo usado, isto equivale a um gasto de mais de 10% na energia elétrica durante um mês. E se você usa o benjamim ("T") para manter dois, três ou mais aparelhos ligados ao mesmo tempo, corre o risco de queimar um deles e, em alguns casos, pode até causar incêndios. 
Banhos quentes ou mornos que durem meia hora ou mais todos os dias são responsáveis por cerca de R$ 20,00 na conta de energia. Se reduzir seu banho para dez minutos, esse valor cai para R$ 7,00. Se saiu da sala ou do quarto, apague a luz, mesmo que pretenda voltar logo; isto gerará uma economia de 5%. As "dicas" são do engenheiro Fernando Bacellar, da AES Brasil/Eletropaulo, em São Paulo (SP - Brasil). Ele diz que até quando se passa roupa d[a para poupar. Segundo ele, se você deixar as roupas de tecidos sintéticos para o final e passá-las com o ferro ainda quente mas desconectado da tomada, isto gerará uma economia bem significativa.

Outras dicas dadas por Fernando Bacellar para economizar ainda mais:
Lâmpadas:
• Aproveite a luz natural durante o dia. Abra as janelas, cortinas e persianas.• Limpe lustres, globos e arandelas. A sujeira diminui o brilho da luz.• Use cores claras nos tetos e nas paredes internas, que refletem melhor a luminosidade.• Apague a luz quando ninguém estiver no local.• As lâmpadas fluorescentes compactas duram mais e gastam menos. Nos locais em que as luzes ficam acesas por mais de quatro horas por dia, troque por essas lâmpadas pleo menos uma vez por mês.

Lavadoras de roupas:
• Lave o máximo de roupas indicado pelo fabricante de uma só vez, economizando energia e água.• Limpe o filtro da máquina com frequência.• Use a quantidade de sabão indicada pelo fabricante, evitando repetir a operação de enxágue.
Ferro elétrico:
• Junte a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez.• Use a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido.• Deixe para passar as roupas leves, como as de nylon e lingeries, após desligar o ferro.• Se precisar interromper o serviço, mesmo que por pouco tempo, desligue o ferro.


Fonte: AES Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.