quarta-feira, 5 de março de 2014

O que foi a Guerra Fria

Os conflitos na Ucrânia
estão sendo comparados 
à Guerra Fria.
Como esse termo voltou à tona,

é importante que os jovens saibam
o que foi a Guerra Fria. 






No dia 20 do mês passado, a BBC Brasil divulgou em sua página na Internet que o conflito na Ucrânia, que até então já havia causado mais de 40 mortes, já estava se configurando como "uma nova 'Guerra Fria'". O que realmente se chama "Guerra Fria" é um período histórico ocorrido desde o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, até a extinção da União Soviética, em 1991. Foi um período marcado por conflitos de ordem militar, política, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações. Porém, foi marcadamente caracterizado por disputas estratégicas e conflitos indiretos entre as duas nações e suas zonas de influência.
Para alguns historiadores, foi uma disputa dos países que apoiavam liberdades civis, como as de opinião, de expressão e de direito ao voto defendidas pelos Estados Unidos e outros países ocidentais, contra uma ditadura comunista ateísta. Para outros, foi uma disputa entre um regime capitalista que patrocinava regimes de ditadura na América Latina, representado pelos Estados Unidos, e pelo socialismo totalitário expansionista ("socialismo de Estado") defendida pela União Soviética e pela China que suprimia a propriedade privada.
A impossibilidade da resolução de um confronto através de uma guerra aberta, que significaria um confronto nuclear que não interessava a nenhum dos dois lados, os Estados Unidos e União Soviética, considerados então como "superpotências", passaram a disputar poderes de influência política, econômica e ideológica sobre outras nações do mundo. Isto levou as duas superpotências a se envolverem em guerras regionais - como as da Coréia (1950-1953), do Vietnam (1962-1975), etc. - onde cada uma delas apoiava um dos lados em conflito. Ambas financiavam os lados opostos, não somente disputando influências político-ideológicas, mas também para reforçar alianças regionais mostrando poder de fogo.
Os países que não apoiaram os Estados Unidos nem a União Soviética - ou seja, que se mantiveram fora do conflito - passaram a ser chamados "países não alinhados". Eram também chamados de "Países Neutros" ou "Países do Terceiro Bloco", ou ainda "Terceiro Mundo". Com o tempo, o conceito de "Terceiro Mundo" mudou. Se antes eram países que se posicionaram como neutros na Guerra Fria, hoje são "países em desenvolvimento" e "países subdesenvolvidos". São nações que possuem economias e/ou sociedades insuficientemente avançadas.
Os países do Primeiro Mundo eram os que se aliaram aos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Hoje, são os que se definem como "países desenvolvidos", por terem um considerável desenvolvimento econômico e social. Os do Segundo Mundo (na Guerra Fria, a União Soviética e seus aliados) defendiam o socialismo. Atualmente o nome "Segundo Mundo" está em desuso, sendo substituído por "países emergentes" ou "países de economia emergente". Entre estes estão os do BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China, Argentina e México)(*), por apresentarem características econômicas muito variáveis, às vezes semelhantes a algumas do Primeiro Mundo, outras vezes às do Terceiro Mundo.

(*) O Bric não é um bloco econômico. É um conjunto de países considerados emergentes que se destacaram no cenário da economia mundial. O acrônimo, escolhido pelo grupo financeiro norte americano Goldman Sachs após um estudo realizado em 2001, é formado pelas letras iniciais de "Brasil", "Rússia", "Índia" e "China". 

Fontes:
  • BBC Brasil
  • "Guerra Fria", "Primeiro Mundo", "Segundo Mundo" e "Terceiro Mundo" - Almanaque Abril, anos 2001 e 2002, editora Abril - São Paulo, SP - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.