sexta-feira, 16 de maio de 2014

O CPU do seu computador já está sendo obsoleto

Você seria capaz de imaginar
que este cilindro ("computador cilíndrico")
é um computador completo?

O "computador sem CPU" já existe desde 2010,
mas para muita gente
ainda é uma novidade.
Agora, a Apple está lançando
o computador cilíndrico.
Coisas da evolução tecnológica.

O "Tudo-em-Um"

Modelos de CPU
Ainda hoje, nos cursos de informática, costuma-se ensinar que um computador é um conjunto de aparelhos, que são o CPU, o monitor e os chamados "periféricos" (o mouse, o teclado, a webcam, etc.). O CPU é a unidade central de processamento. A sigla vem do inglês, idioma em que "unidade central de processamento" é "central processing unit". Sem ele, o monitor, o teclado e todos os demais itens não servem para coisa alguma. No entanto, apesar de muita gente ainda não saber, isto está deixando de ser uma realidade desde meados de 2010, quando foram lançados os primeiros PCs "all-in-one" ("tudo-em-um"), da Apple. São mais conhecidos como "computadores sem CPU". Aos poucos eles estão se tornando comuns, mais acessíveis aos consumidores, ocupando menos espaços sobre as mesas e sendo mais fáceis de serem instalados e utilizados. 
A unidade central de processamento
e a mesma unidade acoplada ao monitor.
Apesar de ser chamado de "computador sem CPU", na verdade ele tem um CPU. A diferença é que o CPU não é mais aquela caixa metálica enorme geralmente colocada ao lado do monitor. Ele vem acoplado ao monitor, como mostra a ilustração ao lado.
Uma das grandes vantagens desse tipo de computador é que ele elimina a necessidade de ter aquele monte de fios que o mais conhecido precisa para ser instalado. Apenas um cabo (um único fio) alimenta o monitor e o CPU ao mesmo tempo. Quanto às tarefas, pode-se utilizá-lo para tudo que se faz no computador mais conhecido, inclusive quanto ao uso da internet. Os periféricos são ligados via porta USB ou Bluetooth. Já estão sendo fabricados e comercializados no Brasil aparelhos com tela de 23 polegadas.



O computador cilíndrico

O Mac Pro, em forma de um cilindro, começou a ser disponibilizado no mercado em dezembro do ano passado. Também lançado pela  Apple, o modelo é caríssimo. Custa, em média, mais de R$ 13 mil. O Mac Pro já existe há décadas, mas o cilíndrico é uma novidade. Ele tem seis portas de conexão Thunderbolt 2, quatro entradas USB 3.0, dual entradas Gigabit Ethernet e um único conector para cabos HDMI. 
O modelo com a última linha de processador Intel Xeon E5, até 64  gigabaites de memória RAM, dois chips gráficos AMD FirePro com até seis gigabites de memória dedicada e SSD com capacidade máxima de 1 TB. Esses elementos são os causadores do preço tão alto. Segundo a Apple, o dispositivo permite a edição rápida de vídeos com resolução 4K  ao mesmo tempo em que elementos são renderizados em segundo plano.


Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.