quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dicas Para Fazer Sua Internet Banda Larga Ficar Mais Rápida

Ilustração: Arquivo Google
Mesmo quando o serviço é bom,
às vezes ele se torna lento.
Como se pode 

resolver o problema?





Por melhor que o serviço de internet seja, às vezes ele se torna lento. Os motivos podem ser vários, inclusive regionais. No Brasil,  como em outros países, não existem serviços de internet distribuídos de forma igual e satisfatória entre os estados. Geralmente são atendidos apenas os requisitos básicos em regiões onde há vários investimentos de forma geral (capitais, regiões metropolitanas, etc.) e onde há mais de uma empresa fornecedora de internet. Segundo muitos especialistas, a única forma de melhorar o serviço para todos no Brasil seria o cumprimento da promessa de trocar os fios - já ultrapassados mas ainda em uso - por fibra ótica.
O segundo motivo mais apontado por especialistas é referente ao plano. Um plano mais barato geralmente é também mais fraco, e por isto raramente é adquirido por empresas, órgãos de governos, etc. Planos assim são mais adquiridos por pessoas. Quanto mais barato é o plano, maior é a possibilidade do mesmo apresentar problemas, pois as operadoras costumam reduzir a velocidade da internet em horários de pouco uso ou a transmissão fica congestionada nos horários de pico para que as empresas sejam melhor atendidas. Muitos técnicos costumam dizer que o problema é a região, mas não explicam por que nas lan houses da mesma região o problema não acontece.
Outra razão possível é a ocupação da memória no HD. Se sua conexão está estável mas poucos minutos depois que você liga o computador ela começa a cair ou ficar lenta, o problema pode estar no HD. Um só pente de memória 2 megabytes não basta, os especialistas recomendam no mínimo de 4. Com pouca memória virtual, o próprio computador fica pouco estável, portanto a conexão via internet não pode funcionar bem. Como solução, eles recomendam a instalação de, pelo menos, mais um pente 2M na placa mãe.
Guilherme Tagiarolli, do Uol Tecnologia, faz dez recomendações para você tornar sua banda larga mais rápida:


  1. Teste a velocidade.
    Há sites que fornecem velocímetros para você fazer o teste. Por exemplo, o 
    RJNET, que simula em quanto tempo você baixaria programas como o Adobe Reader e o Mozilla Firefox.
  2. Mude a posição do seu roteador sem fio.
    A posição do roteador sem fio pode fazer com que usuários móveis tenham uma conexão mais lenta. Recomenda-se colocá-lo em uma região central da casa e em local elevado (a parte mais alta de um armário, por exemplo).
  3. Ponha uma senha no roteador.
    Para evitar a preocupação com senhas ou autenticações, algumas pessoas costumam deixar o sinal do roteador sem fio aberto. Recomenda-se colocar uma senha e só distribuí-la para quem usar a conexão móvel. Sem a senha, a rede fica livre para qualquer pessoa usá-la como quiser. Quanto mais pessoas a usarem, mas lenta a conexão se tornará.
  4. Atualize o navegador.
    O Internet Explorer é um dos navegadores mais utilizados no mundo, mas o Mozilla Firefox, o Google Chrome e o Ópera, além de serem gratuitos, funcionam bem em máquinas com configurações mais simples e as deixa mais rápidas.
  5. Limpe o cache e o histórico do navegador.
    Esta é uma coisa que eu faço pelo menos a cada sete dias. Quanto maior for o espaço deixado no cache (arquivos temporários), mais rápida e eficiente se torna a conexão. No entanto, um cache muito grande pode fazer o navegador ficar lento. Aí, o melhor é fazer uma faxina geral nos arquivos temporários da internet. Os próprios navegadores tem ferramentas disponíveis para isto.
  6. Monitore suas aplicações.
    Antes de decidir baixar um arquivo grande, verifique se há algum programa fazendo download de atualizações. Programas como o Adobe Reader e o Windows Update, da Microsoft, fazem isto com muita frequência. Prefira fazer suas atualizações em horários com menos tráfego na internet.
  7. Desestabilize softwares P2P.
    "P2P" é uma forma reduzida para "peer-to-peer" ("par a par" em inglês). São exemplos de softwares P2P o LimeWere, o Kazaa e o Emule. Quando ativados, fazem automaticamente o download (baixamento) e o upload (envio) de arquivos de/para usuários. Se você notar que o acesso a sites comuns está sendo prejudicado, feche esses programas.
  8. Evite horários de pico.
    "Horários de pico" são aqueles momentos em que o número de pessoas que estão utilizando a internet é provavelmente muito grande. Com isto, é claro que a conexão tende a ficar mais lenta.
  9. Telefone para a empresa que fornece a internet e faça sua reclamação.
    Você pode estar recebendo uma banda menor do que a contratada. Neste caso, você está sendo lesado. Porém, pode também estar com dificuldades apenas para acessar sites específicos. Tente resolver o problema telefonando para o provedor.
  10. Use um servidor DNS.
    "DNS" são as iniciais de "Domain Name Service" ("Serviço de Nome de Domínio" em inglês). A configuração de um endereço DNS pode ajudar a aumentar a velocidade da internet. O DNS funciona como uma lista de consulta de sites que faz com que o acesso via internet se torne mais rápido e mais eficiente. Para saber como você pode fazer isto, veja aqui: 
    DEVELOPERS (talvez você precise de um sistema de tradução automática, pois a página provavelmente aparecerá em inglês).

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.