segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Existência de Universos Paralelos Ainda Não Foi Comprovada Mas é Possível

Pelo menos teoricamente,
um buraco negro pode servir como passagem
de um universo para outro. 
Os universos paralelos
sempre foram temas
de ficção científica, 
mas é bem possível
que eles existam.


Passei a interessar-me sobre os universos paralelos quando tomei conhecimento dos fatos que levaram o famoso cientista e escritor de ficção científica norte americano Carl Sagan a escrever "Contatos". Seu livro, publicado pela primeira vez em 1985, contava a história de uma astrônoma que pretendia voltar ao passado porque precisava reencontrar seu pai, que já havia falecido há alguns anos.
Sendo um cientista renomadíssimo no mundo, Carl Sagan queria que sua obra, embora fosse uma ficção, fosse o mais próximo possível da realidade. Para isto ele pediu o apoio de seu amigo Kip Thorne, grande especialista em astronomia como o próprio Sagan e em estudos sobre a relatividade geral, efeitos gravitacionais, etc. A missão de Thorne era descobrir como seria cientificamente possível uma viagem ao passado. No entanto, ele não trabalhou sozinho: Thorne, que era também professor universitário, propôs a um grupo de alunos para que também participassem do projeto. O resultado final foi surpreendente: a viagem no tempo seria possível através de um suposto fenômeno ao qual eles chamaram "Wormhole" ("Buraco de verme" em inglês). Li a extensa e minuciosa reportagem sobre isto, publicada na época numa edição da revista científica norte americana "Discover".
O nome "Wormhole" já havia sido utilizado em 1957 pelo físico também norte americano John Archibald Wheeler quando este afirmou que seria possível a existência de uma espécie de atalho entre o espaço e o tempo que, no futuro, permitisse a realização de uma viagem ao mesmo tempo através do espaço e no tempo. Para Kip Thorne e seus auxiliares, a confirmação da existência dos buracos negros (veja o artigo anterior a este) aproxima muito a possibilidade disto se tornar real: os buracos negros podem ser esses tais "atalhos". E mais: isto também reforça a probabilidade da existência de universos paralelos.
Podemos entender o significado de "universos paralelos" da seguinte forma:
Imagine uma outra realidade coexistindo com a nossa própria realidade, porém de maneira separada. Essa "outra realidade" pode variar em tamanho, comparável a uma pequena região da Terra ou mesmo a todo o Universo que sabemos que existe. Ela pode também ser chamada de "realidade alternativa", já que é uma variação da nossa própria realidade. Eis aí, embora de maneira muito simplista, o que seria um outro universo paralelo a este do qual o nosso planeta e todos os demais astros e fenômenos até agora descobertos fazem parte. Entretanto, se ainda não foi confirmada a existência de outro Universo, todos os conceitos a ele relacionados ainda são especulações. O fato é que até mesmo os cientistas mais céticos estão começando a admitir uma possibilidade cada vez maior de tal existência a cada nova descoberta cientificamente confirmada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.