quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Uma coisa que o participante do Enem precisa conhecer bem: o INFOGRÁFICO.

Na ilustração, dois tipos de infográficos.
(Arquivo Google)
A cada ano,
eles aparecem mais 
em várias questões no Enem,
nos vestibulares 
e em concursos públicos.



Por isto, os estudantes e candidatos a empregos precisam estar bem familiarizados com eles, saber para quê eles servem e como usá-los da melhor forma possível. Muitos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) pensam que os dados contidos nos infográficos são suficientes para entender o que diz um texto. Por isto, não leem o texto e acabam marcando respostas erradas nas questões de interpretação de texto.
Quem se habitua a ler com mais frequência revistas como a Veja, Isto É, Carta Capital, etc., familiariza-se cada vez mais com os infográficos. Os infográficos são gráficos que ilustram um texto contendo algumas informações, mas não são um resumo do texto. Eles apenas unem breves explicações às ilustrações para o leitor entender o texto com mais facilidade. Uma coisa depende igualmente da outra: se o leitor ler o texto e, depois disto, observar os detalhes do infográfico, entenderá melhor o que o texto diz, mas se não ler o texto integralmente, não conseguirá entender corretamente o que infográfico informa.
Antes dos infográficos existirem, escritores como Machado de Assis e outros de sua época escreviam seus romances com muitos detalhes nos textos para descrever cenários tais como: "A sala tinha cinco quadros nas paredes que retratavam membros da família, as quatro cadeiras em torno de uma imensa mesa de madeira escura eram ornadas com pequenas figuras em relevo...". Enfim, usavam o espaço de uma página inteira de um livro para descrever uma sala, o que tornava a leitura enfadonha. Mais tarde os romances passaram a conter infográficos como recursos para para descrever tais cenários e tornar a leitura mais agradável. Depois eles deixaram de ser tão necessários nos livros porque a modernização da linguagem passou a exigir textos mais fáceis de ser entendidos com menos palavras. Atualmente, nos jornais,  os infográficos são amplamente utilizados para explicar melhor um texto que ocupa quase uma página inteira. Porém, sem ler o texto, o leitor não terá dados suficientes para interpretar o infográfico corretamente. Isto porque o objetivo do infográfico não é resumir o que o texto diz; é explicar, por meio de uma combinação entre ilustrações, diagramas e textos curtos, como os dos exemplos na ilustração acima, informações que o texto contém mas não apresenta de forma eficiente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.