terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Açaí - gostoso, nutritivo, mas também prejudicial se não forem tomados certos cuidados.

O açaizeiro e as frutas.
Como acontece
com qualquer outro alimento,
seu consumo
requer regras e moderação. Caso contrário,
torna-se prejudicial.


O açaizeiro, ou "coqueiro-açaí", ou "juçara", é a árvore do tipo palmeira que gera os açaís, fruto que vem sendo muito consumido no Brasil por ser considerado muito nutritivo. Entretanto, como qualquer outro alimento, ele pode ser prejudicial se não for consumido com os devidos cuidados e com moderação. O tronco da árvore também é um palmito muito apreciado. 
O açaizeiro é tipicamente nativo de várzeas como as da Amazônia, região que abrange áreas de vários países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil. No Brasil, o açaizeiro é mais comum nos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Maranhão e Tocantins. No Maranhão, ocorre anualmente a Festa da Juçara, que tem o objetivo de promover o consumo e a comercialização do açaí, que é considerado pelos nortistas brasileiros como alimento muito importante.
Os açaís estão se tornando cada vez mais consumidos em vários estados brasileiros. Sua introdução no mercado nacional cresceu muito a partir da década de 1990. Amazonas e Pará são os estados que mais os produzem, respondendo por 85% da produção mundial.  A fruta é muito consumida na forma de suco ou pirão, e o tronco, como palmito. Também existe uma variedade de bebidas, sorvetes, geleias e outros tipos de doces feitos com açaí. No entanto, os especialistas atentam para os seguintes cuidados:
Para ser consumido em boas condições, o açaí deve antes ser despolpado em máquinas próprias para isto.  Em seguida a polpa deve ser amaçada manualmente depois de ficar de molho em água para que se solte e se transforme em um suco grosso chamado "vinho do açaí". Não é um vinho, é apenas assim chamado.
Na Amazônia, o açaí é tradicionalmente consumido com farinha de mandioca ou tapioca, geralmente gelado. Muitas pessoas preferem consumi-lo com farinha, como pirão, com peixe assado ou camarão. O maior consumo mesmo é como suco com açúcar. O açaí tem um altíssimo teor de gorduras, incluindo monoinsaturadas (ácidos graxos, também conhecidos como "ácidos gordos") e polinsaturadas (ácidos graxos com várias ligações duplas em suas moléculas).

Os benefícios:  

Rico em carboidratos, o açaí é uma excelente fonte de energia para atletas. É ótimo para quem pretende aumentar a massa muscular e repôr rapidamente a glicose perdida nos treinos. Portanto é um verdadeiro energético natural.
O açaí possui também uma elevada quantidade de cálcio, vitaminas E e do complexo B, magnésio, potássio e ferro. Isto ajuda o atleta a manter o corpo e a mente sadios. Como é rico também em minerais e fibras, é excelente para recuperar a energia após os treinos.

Os malefícios:

Todo alimento gera benefícios e malefícios. Tudo depende de quem o consome e como o consome. No caso do açaí, o consumo em excesso pode ser prejudicial. Os especialistas em nutrição alertam para a necessidade de ingeri-lo com a máxima moderação possível. Para quem não pratica esportes profissionalmente, esse cuidado tem que ser redobrado. Mas, como você pode saber o quanto você pode consumir?
Eu poderia citar aqui o que muitos médicos dizem a respeito. Entretanto, como o caso de cada pessoa é sempre um pouco ou muito diferente dos de outras, a atitude mais sensata é aconselhar você a ir a um(a) médico(a) endocrinologista. Este é o profissional capaz de lhe dizer o que você deve ou pode e não deve ou não pode consumir como alimento, pois ele chegará a essa conclusão após o devido exame que fará em você. O fato é que, quanto ao consumo de açaí, se você não for um(a) atleta, o melhor mesmo é evitá-lo ou consumi-lo com o máximo do máximo de moderação.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.