quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Macarrão Instantâneo Pode Prejudicar a Saúde

No Brasil,
os macarrões instantâneos
são mais conhecidos como "Miojo". 
Muito consumidos
por ser fácil para preparar,
os macarrões instantâneos 
representam alto risco 
para a saúde humana.

Entretanto, médicos e nutricionistas estão alertando que esse tipo de alimento traz altos riscos à saúde das pessoas. O macarrão instantâneo teve suas origens na China no século XVI, mas o que conhecemos no Brasil é típico da culinária japonesa. Por ser pré-cozido, pode ser preparado apenas com o acréscimo de água. Nesse pré-cozimento que ocorre durante sua fabricação, o macarrão passa por um processo de frituras que faz com que a massa se torne mais calórica. A nutricionista Juliana de Moraes Chaves, do Centro Universitário Monte Serrat, em Santos (SP), diz que, por isto, embora 90 gramas de um macarrão convencional contenham cerca de 315 calorias, 90 gramas de macarrão instantâneo contêm mais de 420.
Os Noodles são macarrões instantâneos criados para oferecer o máximo em facilidade para preparo. "Noodles" é "talharim" em inglês, mas os que vem naqueles famosos copos tem menor densidade na parte de cima para que a água quente despejada sobre eles faça com que se soltem e se tornem hidratados rapidamente. Para prepará-los, basta apenas água quente e um garfo - ou "hashi", que no Brasil são chamados de "pauzinhos" ou "palitos japoneses". Por serem baratos e fáceis de preparar, são muito populares entre os consumidores brasileiros.
Muitos macarrões instantâneos contêm certas substâncias para adquirir aquela aparência amarelada, mas que podem alterar ainda mais as características nutricionais desses produtos. Os problemas podem ser mais graves para pessoas que sofrem de hipertensão porque porque o tempero artificial que acompanha o macarrão contém muito sal, o que causa a elevação da pressão sanguínea. 

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.