segunda-feira, 2 de março de 2015

Imagens de Ondas Congeladas são Reais

As fotos de Jonathan Nimerfroh
mostram as ondas congeladas
e as da Nasa mostram a neve
sobre quase todo o território
dos Estados Unidos. 
Muita gente pensou
que as fotos postadas na Internet
mostravam imagens falsas.

Por mais incríveis que pareçam, são reais. Elas foram obtidas pelo fotógrafo norte americano Jonathan Nimerfroh na praia de Nantucket, no estado de Massachusetts, Estados Unidos, no dia 20 do mês passado. Nimerfroh, que também é surfista, disse que em toda a sua vida nunca viu algo semelhante, e classificou o fenômeno como "algo bizarro". Acostumado a ouvir o barulho do mar, ele também estranhou o fato de haver naquele momento o mais absoluto silêncio. "Era como se eu estivesse com tampões nos ouvidos", disse. 
Naquela praia, no inverno, normalmente a água chega à temperatura de zero grau, mas um efeito causado pela presença do sal entre as moléculas de água faz a temperatura baixar ainda mais, chegando a -2 graus (dois graus abaixo de zero). Helen Fricker, pesquisadora do Instituto de Oceanografia Scripps, em San Diego, no estado da Califórnia, analisou as fotos e disse que, embora elas não estivessem relacionadas a sua especialidade, realmente está muito frio nos Estados Unidos e o que as imagens mostram "é o congelamento do oceano".
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos confirmou que em Nantucket, naquele dia, a temperatura chegou a -12 graus Celsius. Com isto, o serviço assegura que ondas congeladas como aquelas podem se tornar comuns nos próximos dias.
A situação em Manhattan,
na cidade de Nova Iorque,
no dia 27 de fevereiro.
Foto do Estadão.com.
 
Erin Petitt, glaciólogo da Universidade do Alasca, também disse que nunca soube de um fenômeno que fosse pelo menos parecido com o de Nantucket. Ele explicou que, no Alasca, em vez de congelar, as ondas tendem a quebrar o gelo do mar, e que são as águas calmas que congelam com mais facilidade. Nas redes sociais online, algumas pessoas tem perguntado se seria possível surfar nessas ondas. Petitt diz que não, pois o gelo é menos denso que a água. Por isto, segundo ele, o surfista afundaria ou poderia se machucar seriamente porque uma bola de gelo atinge com muito mais força do que um balão de água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.