domingo, 1 de março de 2015

Os Significados de "Educação" e "Cultura"

Não se pode discutir educação sem discutir cultura,
nem discutir cultura sem discutir educação.
"Educação" e "cultura"
são coisas distintas,
mas indissociáveis.

Alguns estados e municípios do Brasil tem secretarias de Educação e Cultura; outros tem secretarias de Educação e secretarias de Cultura. Entretanto, embora "educação" e "cultura" sejam duas coisas diferentes em vários pontos, não podem ser tratadas como duas coisas dissociadas. Enquanto essa dissociação continuar ocorrendo, nenhum programa para promover a educação e a cultura poderá trazer os resultados necessários. 
São muitas as pessoas que dizem "educo meus filhos como meus pais me educaram", "eu sempre fiz todo o possível para dar boa educação aos meus filhos", etc., mas é difícil encontrar uma pessoa que saiba realmente qual é o verdadeiro conceito de "educação", mesmo porque existem muitos conceitos corretos, diferentes mas ao mesmo tempo relacionados entre si. Se é difícil encontrar alguém que saiba definir o que "educação", muito mais difícil é encontrar pessoas que saibam realmente o que é "cultura". A maioria delas diz que uma pessoa que muitos conhecimentos é alguém com "muita cultura", como se "cultura" fosse simplesmente um acúmulo de conhecimentos. Com isto comprovam também que não sabem o que é "educação".
A educação envolve todos os processos relacionados aos atos de ensinar e à capacidade de aprender. "Ensinar" significa transmitir conhecimentos, e "aprender" significa "receber esses conhecimentos de forma correta. Por esta razão, a criança que recebe dos pais a tão discutida "palmada" ou mesmo uma surra não está sendo educada. A surra ou a palmada não são transmissões de conhecimentos. A transmissão de conhecimentos, mais conhecida como "ensinamento", e que é a essência da educação, se dá através de exemplos teóricos e práticos. 
A educação é um fenômeno que ocorre em qualquer sociedade. A sociedade é um conjunto de pessoas que interagem entre si como uma comunidade, e uma comunidade é um conjunto de pessoas que vivem sob um mesmo conjunto de leis, regras ou normas, sob um mesmo governo, e compartilham o mesmo legado cultural. Eis a razão pela qual a educação e a cultura estão muito vinculadas entre si.
Como a educação, a cultura também tem vários conceitos diferentes, mas correlacionados. É todo um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e todos os hábitos e capacidades adquiridos por uma pessoa como membro da sociedade. A cultura também inclui as manifestações artísticas e técnicas como a música, o teatro, o cinema, a dança, as ciências, etc. Na verdade existem mais de 200 definições para "cultura". Somente os antropólogo norte americanos Alfred Kroeber (1876-1960) e 
Clyde Kluckhohn (1905-1960) enumeraram 126. Sob os pontos de vista sociológicos e antropológicos, a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas aprendidos de geração em geração e durante a vida em sociedade. É uma herança social da humanidade, pois a cultura da sociedade como um todo é uma composição de várias culturas de grupos particulares (famílias, por exemplo). 
É importante lembrar que os comportamentos das pessoas não tem apenas origens sociais. Alguns são de origens biológicas, e nestes casos a cultura é um conjunto de fatores biológicos através dos quais esses comportamentos são apresentados perante a sociedade. A cultura entendida como um conjunto de ideias exclui registros materiais. Neste caso, um sofá, um aparelho de televisão, etc., não são considerados como elementos culturais, embora possam proporcionar valores culturais.
A filosofia trata da cultura como um conjunto de manifestações que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Para os biólogos, uma cultura é uma criação especial de micro-organismos para determinados fins como, por exemplo, o estudo de modos de vida de algumas bactérias, mas ainda assim a palavra "cultura" tem sentido de vidas de vários indivíduos sob regras em comum (neste caso, regras biológicas, ou seja, naturais). Popularmente, a cultura é confundia com "erudição", que é um acúmulo de conhecimentos específicos e variados que faz com que as pessoas que os detém se destaque socialmente.
Todas essas definições sobre cultura nos levam a perceber o quanto é importante que ela também seja discutida juntamente com a educação para que esta alcance níveis mais elevados. Isto porque a educação e a cultura coincidem igualmente com a socialização e a endoculturação. "Socialização" é a assimilação, por cada indivíduo, de hábitos característicos de seu grupo social dentro de um processo para torná-lo membro funcional da comunidade. "Endoculturação" é um processo de aprendizagem de uma cultura que permanece ao longo da vida de uma pessoa, começando com a assimilação de experiências e valores desde o início da infância. Esses dois processos são permanentes e fazem com que, à medida em que a idade do indivíduo avança, ele aprende cada vez mais a agir da forma como lhe foi ensinado desde quando nasceu. Portanto, a criança que leva surras ou palmadas tende a ser um adulto que, em vez de educar seus filhos, também lhe dará surras ou palmadas, não porque este seja o "jeito certo de educar", mas porque foi assim que ele aprendeu desde o início da vida. 

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