segunda-feira, 4 de maio de 2015

Campanha Visa Imunizar Contra a Gripe Mais de 39 Milhões de Pessoas

Fonte: Globo.com
Veja no quadro ao lado
as diferenças
entre uma gripe
e um resfriado. 

A campanha começou hoje em todo o país e será realizada até o dia 22 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é imunizar mais de 39 milhões de pessoas para garantir a proteção contra a gripe antes do inverno começar. Mais de 54 milhões de doses estão sendo disponibilizadas aos estados e municípios para garantir a vacinação de cerca de 49,7 milhões de pessoas em todo o Brasil. A prioridade será dada a pessoas que apresentarem maiores riscos de complicações que possam ser causadas pela gripe. Ou seja: crianças de seis meses a cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais, funcionários das áreas de saúde, índios, gestantes, mulheres que deram à luz filhos há menos de 45 dias, penitenciários e funcionários do sistema prisional.
A vacina contém em sua sua composição os vírus que mais circularam no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, ela é fundamental para reduzir ricos de complicações e até de mortes que podem ser causadas pela gripe. O ministro da saúde, Arthur Chioro, disse que a campanha é muito importante para garantir a proteção das pessoas mais vulneráveis aos vários tipos de gripe que existem no Brasil. Também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou em situações clínicas especiais. A prioridade é recomendada pela Organização Mundial da Saúde, que se baseia em estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias que tem o vírus da gripe como um de seus principais agentes.
A gripe ou "influenza" é uma doença infecciosa provocada por diversos vírus do tipo RNA (que contêm ácido ribonucleico como material genético), os quais são muito propensos a mutações genéticas. Eles são capazes de infectar organismos dos principais grupos de seres vivos. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é segura e é uma das medidas mais eficazes em se tratando de prevenção a complicações e casos graves de gripe. A transmissão do vírus pode cocorrer através do contato com secreções (formas pelas quais o corpo lança substâncias para fora) expostas pelas pessoas contaminadas ao falarem, tossirem ou espirrarem. Também pode ocorrer por meio de contato com objetos usados por essas pessoas ou através de contatos com mucosas que são expelidas pela boca, pelos olhos ou pelo nariz.
Por isto são necessários cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, tais como lavar as mãos várias vezes todos os dias, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal (escovas dentárias, por exemplo).
Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto. Também é importante lembrar que mesmo as pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, um atendimento médico. Os sintomas da gripe são febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. Para receber a vacina, procure o posto de saúde mais próximo de onde você estiver.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.