segunda-feira, 4 de maio de 2015

"Suco verde" só pode ser consumido sob orientação de médicos e nutricionistas.

Tomado indiscriminadamente,
o suco verde pode ser perigoso para a saúde.
 

Muitos sites e blogs
indicam o "suco verde"
como dieta
para emagrecimento e desinchações, 
mas não se pode substituir refeições normais por ele.

O suco verde, também conhecido como "suco da vida", vem sendo consumido como parte de uma dessas dietas chamadas "detox" (palavra derivada de "detoxificação", referindo-se à remoção de substâncias tóxicas existentes no corpo). Ansiosas por emagrecer e obter desinchações rápidas, muitas pessoas estão substituindo refeições por copos do suco, o que segundo os especialistas em saúde é um erro grave. Segundo eles, o suco pode ser consumido, mas de forma correta, com os devidos cuidados. 
Para isto são necessárias orientações de médicos e nutricionistas, as quais os interessados devem obter pessoalmente através de consultas. O blog "Vigilante da Causa Magra", do "Estadão", informa que a nutricionista Luciana Harfenist, especializada em nutrição esportiva e ortomolecular, diz que a falta de orientação sobre os ingredientes do suco (os mais comuns são couve, rúcula, espinafre e brócolis) realmente pode transformar o aliado da deita em vilão. Luciana adverte que a falta de informação ou a informação equivocada sobre os ingredientes pode agravar problemas já existentes, como gastrite, úlcera, cólon irritável e doenças inflamatórias intestinais. Ela alerta também que é muito importante saber com certeza a procedência dos ingredientes, pois muitos dos que são comprados em hortifrutigranjeiros, mercearias e supermercados são produzidos em áreas sem rede de esgoto, e isto pode causar contaminação por parasitas transmitidos através da água. 
A contaminação desses parasitas através do consumo de sucos verdes é muito comum. Segundo a nutricionista, isto ocorre tanto por causa da duvidosa origem dos alimentos quanto pela falta de higienização adequada dos mesmos nos locais em que são vendidos, pela forma inapropriada de preparo, pelo armazenamento e manipulação dos alimentos no ambiente onde são produzidos, etc. Entre os principais agentes biológicos capazes de causar complicações, ela aponta os vírus da hepatite "A", protozoários, vermes, fungos e toxinas microbianas.
Percebam que não está sendo dito que não se deve tomar o suco verde. Como já foi informado no início do artigo, muita gente está adotando o consumo do suco verde como substituto de refeições normais, como café da manhã, almoço, etc. É aí que está o problema. Luciana alerta que, quando isto ocorre, a pessoa que ainda não tenha alguma das doenças aqui já citadas já corre riscos graves porque pode ter predisposição para elas. Ela explica que, nos sucos, os nutrientes são muito concentrados e, por isto, se forem ingeridos com muita frequência, podem agravar condições pré-existentes. A couve, por exemplo, tem nutrientes que, consumidos desta forma, podem causar problemas à glândula tireóide. Por isto, pessoas com bócio ou de uma família em que já ocorreram casos de bócio não devem consumir couve de forma alguma.
Quem quiser fazer uma dieta não pode adotar as "dietas da moda". É preciso procurar orientação médica especializada. O consumo ocasional do suco verde (por exemplo, um copo por semana) não oferece riscos, mas consumi-lo diariamente e principalmente como se fosse uma refeição é um erro grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.