quarta-feira, 22 de julho de 2015

Como Usar o Forno de Micro-ondas com Segurança

A finalidade 
do forno de micro-ondas
é a da ilustração "A".

Se você já usou o forno de micro-ondas para finalidades semelhantes às marcadas com "X" nas ilustrações marcadas com "X" ou outras que não sejam as discriminadas no manual do seu aparelho e tem dado certo, isto significa apenas que tem funcionado até agora mas você precisa parar com isto enquanto ainda pode. Se depois ocorrer uma tragédia por isto, não culpe o fabricante, pois a culpa será exclusivamente sua mesmo. Em Vitória (ES), uma reportagem num programa de televisão mostrou o caso de uma pessoa que colocou um par de sapatos para secar no forno de micro-ondas e o aparelho explodiu.
As micro-ondas são ondas eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas ou radiações eletromagnéticas passam do campo elétrico para o magnético, desassociando-se das cargas elétricas que lhes deram origem. A luz visível que elas produzem é apenas uma pequeníssima parte de toda a radiação, que inclui também os raios gama. Esses raios gama são produzidos por elementos radioativos tais como aqueles que ionizam gazes ou os que são usados para produção de livros, revistas, fotografias e outros materiais impressos. Portanto as micro-ondas são muito utilizadas para muitas coisas, mas isto não quer dizer que o mesmo possa ocorrer com o forno de micro-ondas, pois é um aparelho fabricado para suas finalidades específicas.
Existem várias postagens em sites e blogs na internet que parecem até confiáveis sobre o uso do micro-ondas para finalidades que não sejam relacionadas a alimentos. Isto porque o forno de micro-ondas foi criado a partir de tecnologias para outras finalidades, que vão desde o funcionamento de radares até as viagens espaciais. Entretanto, é preciso levar em consideração que a função básica das micro-ondas no forno é produzir o efeito térmico adequado ao cozimento de alimentos.
O princípio básico é o cozimento por vibração molecular. Para isto as micro-ondas penetram superficialmente nos alimentos, numa profundidade que varia de 2 a 4 centímetros, fazendo vibrar as moléculas de água, gordura e açúcar. Como não há gorduras e açúcares em sapatos e outros objetos que não sejam alimentos, é óbvio que as micro-ondas não cumprirão suas funções corretamente suas funções para essas finalidades.
As pessoas precisam entender que todo objeto só pode ser usado para as funções para as quais ele foi fabricado. Geralmente os aparelhos elétricos vem com um manual de instruções ou com as instruções de uso adequado em suas embalagens. Usá-los para algo que não esteja discriminado nessas instruções é sempre um erro grave que nas primeiras vezes pode até dar certo, mas que em outras ocasiões pode até causar tragédias.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.