segunda-feira, 20 de julho de 2015

Internet: sua responsabilidade ao usá-la vai além do que você provavelmente imagina.

Queira ou não,
em qualquer momento em que você estiver usando a Internet,
seja qual for sua finalidade,
você está assumindo uma responsabilidade altíssima
nesse esquema.
Ao usar a Internet,
você faz parte de algo
cuja importância
talvez você nem imagine.

Hoje, 20 de julho de 2015, é o dia para o qual está sendo aguardado um entendimento político entre os Estados Unidos e Cuba. A importância histórica relacionada a isto não representa apenas um entendimento entre dois governos. É o que parece ser um passo a mais para a aproximação entre o capitalismo e o socialismo. Você provavelmente deve estar querendo saber o que você, como usuário da internet, tem a ver com isto. 
É fácil entender isto se você perceber que este é mais um passo para que ocorram mudanças profundas no mundo, envolvendo questões políticas, econômicas e sociais. Se são mudanças para melhor ou pior, os próximos fatos que ocorrerão nos dirão, mas de qualquer elas virão e você está fazendo parte nesse processo, quer você saiba disso ou não, e independentemente de você querer ou não. Como você deve estar sabendo, o processo de globalização mundial, que começou a se desenvolver principalmente no século XIV, quando as nações europeias obtiveram avanços comerciais internacionais e intercontinentais importantes graças às navegações marítimas, hoje é um processo de integração econômica mundial originada através da abertura do comércio internacional, buscando a redução de custos e o aumento da produtividade na fabricação de mercadorias. Existem dois fatores fundamentais para sua consolidação: A queda de barreiras alfandegárias entre os países e o avanço da tecnologia, particularmente no campo da informação. Com isto, ganham um constante aperfeiçoamento as áreas de computação, televisão, radiodifusão, telefonia, Internet, etc. É aí que entra a sua responsabilidade em relação a tudo isto: a forma como você usa a internet.
"Internet" é um acrônimo de "International Net" ("Rede Internacional" em inglês). É uma rede de várias outras redes que, além de pessoas como você, inclui governos, empresas privadas e públicas, acadêmicas, etc., de todo o mundo, com alcance local e global. Leia sobre a origem da Internet aqui e perceba que não se trata exatamente de algo novo: ela surgiu em fins da década de 1950. Hoje ela é facilmente acessada não somente através de computadores, mas também por meio de "aparelhos móveis", que no Brasil são popularmente conhecidos como "celulares". A maioria dos usuários tem perfis nas chamadas "redes sociais" como o Facebook, Twitter, LinkedIn, etc., e muitos pensam que, nessas redes, podem expor o que quiserem e como quiserem.
Não é bem assim. Você tem o direito à liberdade de expressão, mas precisa saber que "liberdade de expressão" é algo que se refere ao que você quer expressar, não a como você se expressa. Isto porque sua forma de se expressar pode ser interpretada por muita gente de maneiras que você não queira ou mesmo que você nem esperava. Para evitar problemas, a escrita correta, incluindo os cuidados com pontuações, ortografia, etc. O uso de pontuações ou ortografia na forma como você quiser, sem respeitar regras gramaticais, pode trazer equívocos de interpretação de quem ler. Se isto ocorrer, na verdade não foi o leitor que cometeu o equívoco, foi você mesmo(a) quem o casou. A preocupação com a escrita correta reduz esses riscos profundamente.
Outro cuidado que você tem que ter é quanto ao que você posta (nas redes sociais, nos blogs e nos sites), compartilha ou curte outras postagens e como você as comenta. É preciso que você tenha certeza de que está a par do assunto abordado, que se expresse corretamente para não deixar dúvidas e que, antes de postar, curtir ou compartilhar, verifique a veracidade e a confiabilidade quanto ao que foi postado. Se não fizer isto, você se revelará como uma pessoa descuidada e, portanto, inconfiável para muita gente. Claro, muitos de seus amigos (pessoais e "virtuais") não lhe dirão isto, mas será o que eles perceberão. Além disso, sua responsabilidade em contribuir para um mundo melhor (inclusive para você mesmo) depende disto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.