quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cientistas Confirmam que o Universo está "Morrendo".

A imagem do Projeto GAMA
mostra aos cientistas
as condições de algumas das galáxias mapeadas.
(Fonte: Inovação Tecnológica)

A região estudada
produz atualmente
menos da metade da energia
que produzia há dois bilhões de anos.

Uma equipe internacional de astrônomos que atuam no Projeto GAMA ("Galaxy and Mass Assembly"/"Associação entre Galáxias e Massa") concluiu que o Universo está, aos poucos, perdendo seu potencial energético. Eles chegaram a essa conclusão baseados nas análises sobre mais de 200 galáxias, medindo a energia gerada por elas com a maior precisão já obtida. Os cientistas descobriram que a energia produzida atualmente na região estudada é pouco menos que a metade da que era produzida na mesma região há cerca de 2 bilhões de anos. Esse enfraquecimento ocorre em todos os 21 comprimentos de onda analisados, desde o ultravioleta ao infravermelho longínquo. 
A teoria mais aceita cientificamente diz que toda a energia do Universo foi criada a partir do "Big Bang" ("Grande Explosão") que deu origem ao próprio universo. Segundo essa teoria, uma parte dessa energia foi criada como massa. Cada vez que novos estudos são concluídos, reforça-se a certeza de que o Universo surgiu mesmo a partir do Big Bang, principalmente porque já se sabe com certeza que o brilho de uma estrela é causado pela conversão de massa em energia, tal como Albert Einstein já havia previsto na equação E = mc², que significa que a energia (E) é o resultado da multiplicação entre o valor da massa (m) e o quadrado da velocidade da luz (c) no vácuo, lembrando que essa velocidade é constante e é cerca de 300 mil quilômetros por segundo. 
O coordenador do Projeto GAMA, Simon Driver, disse que duas coisas podem estar ocorrendo com essa energia atualmente: está sendo absorvida pela poeira cósmica enquanto viaja dentro de sua própria galáxia hospedeira ou sai dela e viaja pelo espaço entre galáxias até atingir um obstáculo, que pode ser uma estrela, um planeta ou mesmo o espelho de um telescópio espacial.
A descoberta é recente, mas desde o final da década de 1990 muitos astrônomos já vinham estudando a possibilidade de que o Universo está em declínio. As conclusões anunciadas hoje são uma confirmação disto. Entretanto, isto não significa o fim dos estudos. A equipe do Projeto GAMA pretende expandir esse trabalho através de mapeamentos da produção de energia ao longo de toda a história do Universo. Para isto, contam com o envolvimento de trabalhos em vários observatórios existentes no mundo e do maior radiotelescópio, o SKA ("Square Kilometre Array"/"Média de Quilômetros Quadrados"). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.