terça-feira, 3 de novembro de 2015

O que é a microeconomia?

No infográfico,
P1 e P2 são as variações de preços,
Q1 e Q2 são as variações de quantidade
e
D é a demanda.
"Macroeconomia"
é o estudo,
a medição e a observação
de uma economia regional ou nacional.

É o estudo, por exemplo, da atual situação econômica do Brasil. É um dos principais pilares do sistema da economia nacional. Seu nome surgiu durante a Grande Depressão, período que começou com a queda da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, quando intensificou-se a urgência do estudo das principais questões econômicas, abrangendo as principais tendências quanto à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços e ao comércio exterior.
Para entendermos melhor como funciona a estrutura da macroeconomia, os mercados são divididos em cinco formas: mercado de bens e serviços, mercado de trabalho, mercado monetário, mercado de títulos e mercado de divisas. O mercado de bens e serviços determina os níveis de produção agregada e de preços. O mercado monetário (que não deve ser confundido com mercado financeiro) analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central. O mercado de títulos analisa os agentes econômicos superavitários e deficitários. O mercado de divisas depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinadas pelo volume de importações e saídas de capital financeiro.
Se existe a macroeconomia, tem que existir seu oposto: a microeconomia, que é a análise de problemas de alocação de recursos escassos em relação a determinadas finalidades. A lógica desses problemas leva ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores e empresas, bem como a distribuição de bens e o rendimento entre eles. A microeconomia avalia as relações fundamentais da economia considerando as famílias como fornecedoras de trabalho e capital e demandantes de bens de consumo.
As empresas são consideradas demandantes de trabalho e de fatores de produção e fornecedoras de produtos. "Demandantes" são todas as pessoas e instituições que procuram por produtos e serviços. Como demonstra o infográfico, a quantidade de demanda depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela aquisição ou não de produtos ou serviços. A quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar é chamada "quantidade demandada".
A demanda geralmente é interpretada como "procura", mas nem sempre como "consumo", já que uma pessoa pode adquirir um produto e não consumi-lo. Na verdade a demanda é o desejo ou a necessidade do consumidor associados à capacidade e/ou à sua intenção de compra. Deve-se considerar, pois, que a demanda só ocorre se o consumidor tiver condições financeiras para suprir seu desejo ou sua necessidade além de ter tal intenção. Isto quer dizer que a microeconomia procura analisar tipos de mecanismos estabelecedores de preços relativos entre os produtos e serviços, alocando alternativamente os recursos que determinados indivíduos e determinadas organizações possuem. Em suma, seu objetivo principal é explicar como os preços dos produtos e os fatores de produção podem ser gerados mantendo-se um equilíbrio competitivo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.