segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Trombose - um problema mais grave do que muita gente pensa.

Muita gente pensa
que uma trombose
é apenas
um entupimento
nas veias das pernas.


As pessoas que assim pensam sabem que a trombose é um problema grave, mas não imaginam o quanto. Na verdade ela é muito mais do que um entupimento nas veias, e não causa problemas somente às pernas. A TPF (Trombose Venosa Profunda), mais conhecida como "trombose", é causada pela formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias, principalmente - mas não somente - as localizadas na parte inferior do corpo. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região afetada. O problema pode se tornar muito mais grave quando uma parte do coágulo se desprende e é lançado na corrente sanguínea. Isto pode causar uma embolia num dos pulmões, no cérebro, no coração ou nos três, ou em qualquer outra parte do corpo. 
A embolia é a obstrução um vaso sanguíneo pelo deslocamento de um trombo. O trombo é um coágulo do sangue. Forma-se quando o sangue endurece, passando do estado líquido para o sólido. Isto ocorre quando há um rompimento no vaso ou na veia que precisa ser fechado para evitar uma hemorragia. Embora seja uma forma de defesa do organismo, o coágulo pode bloquear parcial ou completamente o fluxo de sangue no vaso ou na veia. Em seres humanos, o trombo pode ser causado por válvula cardíaca artificial, mudanças nos vasos sanguíneos, deficiência de coagulação do sangue, etc. 
As situações mais propícias à coagulação sanguínea são ausência de água suficiente no corpo (o que causa a desidratação), permanecer deitado ou sentado por muito tempo, vida sedentária (sem muitas atividades físicas como caminhar, andar de bicicleta, praticar esportes, etc.), etc. Para evitar o problema, é importante não permanecer sentado ou em pé por mais de uma hora, não se deve colocar travesseiros por baixo dos joelhos, deve-se mudar de posição de vez em quando durante viagens longas, fazer exercícios, usar roupas e meias largas e evitar alimentos muito salgados. O tratamento da trombose inclui o processo de prevenção da formação de novos coágulos enquanto se tenta dissolver os que já existem. Os principais medicamentos recomendados pelos médicos são os anticoagulantes como a heparina e a enoxaparina. Na maioria dos casos é necessária uma intervenção cirúrgica.
Lembre-se que este artigo não contém as informações suficientes para você se prevenir ou se tratar. Para isto é preciso uma consulta (contato pessoal) com um médico especialista em problemas vasculares. Entretanto, podem-se seguir as orientações do médico Drauzio Varella:
  • Procure um médico para saber se você pertence ao grupo de risco, porque existem medidas preventivas que podem e devem ser adotadas;
  • Pare de fumar. Os componentes do cigarro lesam veias e artérias;
  • Beba álcool com parcimônia e moderação;
  • Movimente-se. As consequências da síndrome da classe econômica podem ser atenuadas se você ficar em pé ou der pequenas caminhadas. Vestir meias elásticas ou massagear a panturrilha pressionando-a de baixo para cima ajuda muito;
  • Ande sempre que possível, se você é obrigado a trabalhar muitas horas sentado. 
  • Levante-se para tomar água ou café, olhar a rua, ir ao banheiro;
  • Use meias elásticas especialmente se você tem varizes;
  • Não se automedique. Procure assistência médica imediatamente se apresentar algum sintoma que possa sugerir a formação de um trombo.  


Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por prestigiar este blog. Seus comentários sempre serão muito importantes.